Bruna Santamarina - Do Portal
11/09/2008Com o tema “Diálogos Sustentáveis”, a segunda edição do Expo Design da PUC-Rio, de 9 a 12 de setembro, reúne livros, palestras e objetos ligados à proteção do meio ambiente. Um dos que mais chamam a atenção dos visitantes, nos Pilotis, é a luminária em forma de torre. Ligada, peça produz um "tornado de água e vaselina líquida", observa seu criador, Bruno Trindad, aluno de Desenho Industrial. A luminária projeta no teto uma espécie de mandala, formada pela refração de luz na água, de maneira a criar "um ambiente natural e tranqüilizante".
Batizada de Revolud – "uma mistura das palavras revolução e lúdico", a inveção despertou a curiosidade do vice-reitor da PUC-Rio, Padre Josafá Carlos de Siqueira, que visitava a exposição. Ele parabenizou Bruno pela "luminária muito criativa":
– Juntando água e luz, ele (Bruno) uniu criatividade e natureza, o que é sempre positivo. A exposição revela que é possível apresentar novas formas de design sem se esquecer da consciência ambiental – ressaltou Padre Josafá.
Idealizada por alunos do curso de Design de Produtos da PUC-Rio, a feira conta com oito estandes com projetos voltados para o avanço da qualidade ambiental. Apesar das diferenças, têm a mesma receita: combinar funcionalidade, criatividade e meio ambiente.
– Resolvemos pegar carona com o Brazil Design Week, no MAM, e fizemos uma versão menor da mostra aqui na PUC-Rio – explica Heleno Bittencourt, aluno do sexto período de Design de Produto e um dos organizadores da feira.
Além da feira, palestras com ex-alunos da PUC-Rio reforçam a iniciativa. Na quarta-feira, Rodrigo Calixto esclareceu pontos importantes sobre “Reaproveitamento de matéria-prima”. Na quinta-feiram, Larissa Seibel, às 19h, na tenda Arte 5, atrás do Solar, discute “Design de produto e meio ambiente”. A palestrante também apresenta uma lavadora que visa economizar água, energia e produtos de limpeza.
Livros de design estarão à venda. Alguns serão sorteados no fim das palestras. "A idéia é tirar o caráter apenas contemplativo do evento", esclarece Bittencourt.
Departamento de Química da PUC-Rio oferece esperança ao tratamento de câncer
Conectados: medo e prazer de ficar de fora na era digital
Consultor da ONU: governança deve incluir internet profunda
Eletrônica facilita diálogo entre carro, motorista e ambiente