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Rio de Janeiro, 1 de setembro de 2024


Ciência e Tecnologia

Brincadeiras para formar protetores do meio ambiente

Joana Medina - Do Portal

01/09/2008

 Thiago Castanho

Histórias desenhadas na terra foram o passaporte de 22 crianças para o sonho da preservação ambiental. Alunas do Jardim III da Escola Municipal Artur Ramos, participaram da atividade, no Planetário, como parte da programação da Semana do Meio Ambiente organizada pela PUC-Rio no primeiro semestre deste ano.

Coordenada pelas monitoras Katia Bizzo e Ana Lúcia, participantes do grupo de estudos do NIMA (Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente, da PUC-Rio), a iniciativa transformou-se numa grande brincadeira. A garotada entre 4 e 5 anos interagiu e descobriu formas de preservar o meio ambiente.

No jardim do Planetário, as crianças sentaram para ouvir as histórias que eram, simultaneamente, desenhadas na terra por Katia. Logo, sem ninguém mandar, já estavam com as mãos na terra, conforme propunha a oficina. Para a monitora, este tipo de atividade deve ser feita com mais freqüência:

- Um dia é pouco. A conscientização ambiental leva tempo - argumentou.

As monitoras fizeram alegorias dos seres humanos com as árvores e explicaram para as crianças o funcionamento do planeta. A tarde seguiu entre terra, gravetos e muitas risadas.
Enquanto isso, na sala de leitura do Planetário, 26 alunos da Escola Municipal Luís Delfino ouviam histórias com mensagens ambientais. Entre 8 e 10 anos, aprenderam técnicas de preservação na forma de contos e brincadeiras.

Com um interruptor pendurado na orelha, o monitor cantou músicas educativas que ensinavam como não desperdiçar alimentos e a economizar água e luz. No fim da atividade, foram distribuídos folders explicativos, um marca-texto e um cartão. Nele as crianças deveriam escrever mensagens ao meio ambiente ou desenhar a própria mão e listar, de um lado, as coisas ruins que o homem faz a natureza; e do outro, as coisas boas.