Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 3 de maio de 2024


Ciência e Tecnologia

Piscina de maisena impressiona visitantes da feira

André Rangel - Da sala de aula

21/08/2008

 Paula Giolito

Na 12ª edição da Mostra PUC-Rio, um dos destaques foi o estande dos fluidos viscoplásticos montada pelos alunos de Engenharia do Petróleo. Os estudantes apresentaram ao público seus experimentos e pesquisas para o futuro do setor. Mas o que mais atraiu os visitantes foi o interessante experimento de água com maisena (amido de milho).

Por ser um fluído não-newtoniano, a mistura tem um exótico comportamento, variando conforme a compressão exercida na argamassa. Com uma simples proporção de um para um, ela pode se tornar uma verdadeira parede quando exercemos uma pressão em um curto espaço de tempo.

 Os visitantes se impressionaram ao perceber que poderiam socar a água sem afundar ou molhar a mão, ao mesmo tempo que submergiam o braço ao leve toque dos dedos. Segundo os alunos de Engenharia do Petróleo da PUC-Rio, a mistura poderia ser utilizada como um futuro macacão à prova de balas e ter a vantagem de ser extremamente maleável.

 Outro projeto dos estudantes de Engenharia do Petróleo foi o uso de polibuteno e polisobutileno em centrífugas para melhorar a velocidade no escoamento de petróleo em grandes profundidades, como nas camadas de pré-sal na Bacia de Campos recém-descobertas pela Petrobrás.

Mesmo com os problemas ambientais causados pelo uso deste combustível e a busca por novas matrizes de energia mais limpas, os alunos de engenharia do petróleo disseram que "precisarão de décadas para encontrar outra matriz de energia tão competitiva".