Tatiana Carvalho - Do Portal
13/07/2008Faça o que você gosta. Esta é a principal dica da fisioterapeuta Mariana Menezes para combater o estresse, que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), já é considerado uma epidemia global. Atinge mais de 90% da população do mundo. No Brasil, 70% das pessoas sofrem do problema. Em palestra na PUC-Rio, no início de julho, Mariana alertou que o estresse tende a crescer. Para combabê-lo, ela ensinou uma série de exercícios relaxantes.
Uma das sugestões: inspirar e expirar profundamente de
- Nessas pausas, você pode aproveitar para olhar pela janela ou se alongar - ensinou a especialista.
Mariana recomendou aos estudantes e funcionários que assistiam à palestra outras vacinas contra o estresse: concentrar-se em uma coisa de cada vez; e não levar problemas do trabalho para casa e vice-versa. Manter uma rotina de atividade física e boa alimentação também é essencial.
- Nunca cheguei a ter problemas devido ao estresse, porque faço ginástica e me alimento bem, mas acho importante aprender a lidar com ele - comentou Claúdia Teti, secretária do setor de Pós-Graduação
Diferentemente do que se imagina, o estresse não é necessariamente uma carga negatiga. É uma resposta normal e necessária para nosso organismo, esclareceu a fisioterapeuta. Pode ser dividido em dois tipos: o bom (eustress) e o ruim (distress). O primeiro é aquele que nos estimula a fazer algo, que serve de ponto de partida. O segundo, mais popular, representa uma fonte de tensão, de desgaste físico e psicológico.
Causado pelo excesso de tarefas acumuladas, falta de dinheiro, trânsito, ou problemas pessoais, o (mau) estresse pode levar ao aumento do colesterol, hipertensão e diabetes. Alguns de seus sintomas são dor de cabeça, insônia e irritabilidade.
A palestra é uma parceria entre a Superintendência de Recursos Humanos e o Serviço de Medicina Ocupacional da PUC-Rio. Haverá uma reapresentação no dia 16 de julho, das 14 às 15 horas, na Sala de Atividades da Superintendência de Recursos Humanos do Ginásio.
Dez mandamentos contra o estresse
1. Aprenda a relaxar. Encontre alguma atividade que lhe dê prazer, como yoga, massagem ou meditação. Uma sugestão de exercício é inspirar e expirar profundamente de
2. Faça pausas de 30 segundos durante o trabalho. Aproveite para olhar pela janela ou se alongar.
3. Concentre-se em uma coisa de cada vez. Não leve problemas do trabalho pra casa e vice-versa.
4. Use o humor, ria de si mesmo.
5. Crie um hobby.
6. Procure ver o lado positivo das situações.
7. Pratique hábitos saudáveis. Alimente-se bem e com calma, evite cafeína e gorduras saturadas. Repouse e pratique exercícios.
8. Saia de férias.
9. Tome um banho quente.
10. Mantenha um “diário do estresse”: anote o que lhe estressou e tente prevenir da próxima vez. Estabeleça prioridades.
Departamento de Química da PUC-Rio oferece esperança ao tratamento de câncer
Conectados: medo e prazer de ficar de fora na era digital
Consultor da ONU: governança deve incluir internet profunda
Eletrônica facilita diálogo entre carro, motorista e ambiente