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Rio de Janeiro, 11 de maio de 2024


Ciência e Tecnologia

Nos pilotis, dicas para combater a asma

Olivia Haiad - Do Portal

06/05/2008

A PUC-Rio oferece, até amanhã, Dia Mundial da Asma, atendimento médico gratuito voltado ao combate das doenças alérgicas. Além de diagnóstico, especialistas fornecem, das 9h às 16h, em estande montado no pilotis (em frente à ala Frings do Edifício Kennedy), orientações para a prevenção e o tratamento de distúrbios do gênero, mais comuns no outono e no inverno. Organizada pelo curso de Alergia e Imunologia da Escola Médica de Pós-graduação da PUC-Rio, que existe há 53 anos, a iniciativa chega ao quinto ano consecutivo e reforça as ações programadas para a Semana de Prevenção da Alergia e da Asma.

O serviço contempla desde alunos e funcionários até visitantes. Ao longo da campanha, o estande receberá até 300 pessoas. São atendidas em dois núcleos: um presta esclarecimentos médicos sobre doenças respiratórias, o outro faz testes alérgicos. Os resultados saem no mesmo dia.

A médica Teresa Seiler, coordenadora do curso de alergia da pós-graduação da PUC-Rio, explica que o principal objetivo da campanha é a divulgação de medidas preventivas contra os distúrbios alérgicos - que afetam milhões de brasileiros.

- A asma atinge mais de 20% da população - ressalta a especialista - Pode matar, mas tem cura. Estamos aqui na PUC para divulgar cuidados preventivos e esclarecer pontos importantes sobre alergias. Queremos ajudar as pessoas no diagnóstico e na prevenção contra esse tipo de doença.

A campanha faz parte de uma parceria entre Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (ASBAI-RJ), a Secretaria Municipal de Saúde e hospitais do Rio. Além da atividade na PUC-Rio, ações do gênero ganham, ao longo da semana, hospitais públicos, privados e universitários.

A aposentada Marina Vidal conta que soube do atendimento na PUC-Rio por um jornal de grande circulação. Não perdeu tempo:

- Sou alérgica e tenho asma. Não fazia o teste alérgico há muito tempo, então resolvi vir aqui para receber o tratamento adequado.

Informado da campanha pelo rádio, o operador de máquinas José Geraldo da Silva foi atraído pelo atendimento gratuito na universidade. Há meses ele adiava a visita a um alergista. No fim do atendimento, estampava o alívio:

- Meu resultado deu negativo, estou satisfeito, o atendimento foi 100%.