Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 13 de outubro de 2024


Campus

Reitor da PUC-Rio é eleito "Personalidade Educacional"

Evandro Lima Rodrigues - Do Portal

19/10/2010

Mauro Pimentel

O reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., receberá na próxima quinta-feira o prêmio Personalidade Educacional 2010. A iniciativa do jornal Folha Dirigida, da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e da Associação Brasileira de Educação (ABE) é dedicada a quem contribuiu com o fortalecimento da educação, da cidadania e do desenvolvimento social do país. Além do reitor, outras nove "personalidades" foram premiadas.

Para padre Josafá, o mértio é um reconhecimento do papel central do educador na sociedade. Mais do que uma valorização pessoal, ele considera o prêmio uma deferência à "relevância da educação a partir da dimensão do magistério". Ele atribui sua indicação aos valores sociais e religiosos "que pautam a atuação acadêmica":

— Digo que sou educador da ciência e da fé — sintetiza. 

Segundo padre Josafá, o prêmio reflete também o empenho do trabalho de toda a universidade:

— É um reconhecimento que contempla o esforço do trabalho conjunto, de todos os professores.

A indicação é feita, anualmente, por representantes de diversos segmentos sociais. Na edição deste ano, reuniu mais de 7 mil votos. Padre Josafá e os demais indicados receberão o prêmio na próxima quinta-feirta, 21 de outubro, às 19h, no Jockey Club. 

Entre os premiados, estão a pedagoga Bertha do Valle, o engenheiro Celso Niskier e o desembargador Liborni Siqueira. A PUC-Rio será ainda representada pela ex-aluna e atual diretora do Colégio Teresiano, Marília Palhares.

Formado em história natural, padre Josafá Carlos de Siqueira é mestre em teologia pela Unicamp. Ingressou em 1986 na PUC-Rio, onde é professor do Departamento de Geografia. Em 1982, introduziu a área ambiental na universidade e, em 1989, fundou o Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente (NIMA). Em julho deste ano, tornou-se reitor, substituindo padre Jesus Hortal, S.J.. 

Idealizador da Agenda Ambiental da PUC-Rio, lançada no final do ano passado, padre Josafá destaca-se como pensador e autor nesta área. Já escreveu 55 artigos e 12 livros, como Um olhar sobre natureza (1991), A flora do campus da PUC-Rio (1992), Ética e meio ambiente (2002)  e Ética socioambiental (2009)