Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 13 de outubro de 2024


Campus

Rede sem fio da PUC expande geração de conectados

Gabriel Picanço - Do Portal

16/09/2010

Mauro Pimentel

Acesso à internet onde quer que esteja; uso do próprio computador, com programas e configurações personalizados; economia de cabos. As facilidades da rede sem fio (Wi-Fi), disponível na PUC-Rio mediante cadastro, têm aumentado o número de usuários na universidade. Usada para pesquisar um trabalho urgente na internet, buscar as últimas informações nos portais de notícias, assistir aos sucessos instantêneos no YouTube ou interagir com os amigos nas redes sociais, a tecnologia expande a geração de conectados.

– Sempre que tenho tempo livre, pego o computador e vou para algum lugar no campus assistir a um filme ou simplesmente navegar. Fora as vezes em que preciso usar a internet para fazer algum trabalho ou estudar para uma prova. Como passo a maior parte do dia na PUC, atualizo os meus blogs e as redes sociais usando Wi-Fi – conta Victor Siqueira, aluno de engenharia, que acessa a rede sem fio no campus há um ano e meio.    

O serviço é grátis para alunos, professores e funcionários. Basta ter um computador portátil com uma placa de rede para internet sem fio (item de série nos modelos de notebook atuais) e o certificado de segurança da rede Wi-Fi PUC instalada na máquina.

 Mauro Pimentel Para começar a usar a Rede Wi-Fi PUC, deve-se acessar a página eletrônica https://wifi.rdc.puc-rio.br/ e seguir as instruções para baixar (download) o certificado de segurança da rede que permite a conexão. Em seguida, é necessário validar a conta, inserindo o mesmo login e senha usados no PUC On-Line ou nos laboratórios do RDC. Caso o usuário tenha qualquer dúvida ou precise de suporte técnico, pode ir ao guichê de atendimento do RDC, na entrada do edifício Rio Datacentro. A Rede Wi-Fi PUC é compatível com os principais sistemas operacionais dos computadores móveis, smartphones e modelos de Palm Top atuais.

Com a instalação do certificado, o computador fica habilitado para acessar a internet em vários pontos do campus, como a biblioteca; os pilotis dos edifícios Kennedy e Cardeal Leme; os 1º, 2° e 7° andares do Leme; o Espaço Aberto RDC, referente à área em frente à entrada do edifício Rio Datacentro; e os 2° e 3° andares do edifício Rio Datacentro. Pode haver sinal em outros locais, como espaços externos, salas de aulas e corredores de outros andares, mas, devido à distancia em relação à origem da emissão, será fraco e suscetível a quedas.  

Os usuários são unânimes quanto aos melhores pontos para usar a rede sem fio: o Espaço Aberto RDC e a biblioteca do Kennedy. Nestes lugares, o sinal é mais forte, a conexão é mais rápida e há a conveniência de mesas e cadeiras. O estudante de desenho industrial Igor Azeredo confirma a preferência:

– No espaço aberto e na biblioteca, a conexão é mais rápida. Já nas salas de aula, o sinal é mais fraco – compara –Uso a rede sem fio da PUC há quatro anos, geralmente para fazer trabalhos ou para passar o tempo mesmo.

A segurança da rede é garantida pela criptografia das informações: os dados são embaralhados de forma a serem  "compreendidos" apenas pelas máquinas com o certificado Wi-Fi PUC instalado. Assim, previne-se a invasão de hackers atrás, por exemplo, de senhas e informações bancárias.

 Mauro Pimentel

O protocolo de criptografia usado na rede Wi-Fi PUC é o WPA (Wi-Fi Protected Access), considerado mais seguro em relação ao anterior, o WEP (Wired Equivalent Privacy), o primeiro do gênero. Os cuidados com a segurança, não só na PUC, mas em qualquer local público com acesso à internet, exige a atualização constante do programa de antivírus e a verificação da origem da página acessada. Outra recomendação é desmarcar a opção “lembrar senha” em páginas nas quais é necessário login, como Orkut, Facebook, e-mail.