Bianca Baptista, Bruno Alfano, Clarissa Pains , Evandro Lima Rodrigues, Juliana Oliveto, Lais Botelho, Luísa Sandes e Yasmim Rosa - Do Portal
01/03/2010A PUC-Rio recebeu hoje (01/03) os calouros da graduação do primeiro semestre de 2010. Mesmo com muita chuva, e sob a rubrica "Meu primeiro dia na PUC", vários encontros foram realizados pelo campus para dar as boas-vindas aos 1600 novos alunos da universidade.
O dia começou às 8h30 com a recepção aos calouros do curso de Arquitetura e Urbanismo, no primeiro andar do edifício Cardeal Leme. No mesmo horário, o Centro Técnico Científico (CTC) fez uma apresentação no ginásio aos calouros de Ciência da Computação, Engenharia, Física, Matemática, Química e Sistemas de Informação. O decano do CTC, Reinaldo Calixto, a Coordenadora do Ciclo Básico, Leila Vilela e o Coordenador de Educação Física, Renato Callado, falaram aos estudantes.
O decano apresentou a universidade e ressaltou seus diferenciais como o programa de intercâmbio, a dupla diplomação e o Instituto Gênesis, além de projetos específicos de cada departamento. Leila Vilela explicou o sistema de nomenclaturas e siglas dos cursos. Depois das palestras, foram organizadas visitas guiadas por estagiários dos cursos de engenharia.
Renata Martins, estudante do sétimo período de Engenharia Química, foi convidada a participar como guia.
– Mesmo com a chuva atrapalhando, levei os calouros para conhecer os dois Pilotis, o Instituto Gênesis, a Igreja, o RDC e a Empresa Júnior.
Mais tarde, ao meio-dia, uma missa foi celebrada pelos padres Alfredo Sampaio e Paul Schweitzer. Realizada na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, a celebração, mesmo com o tempo chuvoso, contou com aproximadamente 200 pessoas, entre elas calouros, pais e funcionários.
Às 13h, foi a vez da Vice-Reitoria Comunitária se apresentar no ginásio. O vice-reitor e professor da PUC-Rio Augusto Sampaio buscou mostrar aos calouros um lado diferente da universidade.
– Vejo as pessoas assustadas porque a PUC tem uma reputação de ser uma universidade de elite. Por isso, quis expor nossa preocupação com a integração, com os projetos sociais – afirmou o vice-reitor.
Em seguida, o decano do Centro de Ciências Sociais (CCS), Luiz Roberto Cunha, apresentou a história da universidade, incluindo até mesmo planos futuros como a inauguração do prédio da Petrobrás, prevista para 2011.
Na parte da tarde, os cursos de Artes Cênicas, Design, Filosofia, Letras, Pedagogia, Psicologia e Teologia receberam seus calouros. No Departamento de Teologia, o coordenador de graduação, padre Geraldo Dondici Vieira, ressaltou a importância do curso.
– A Teologia oferece fundamentos e reflexões que o mundo precisa e quer acolher – disse o coordenador.
A recepção dos calouros do curso de Design não ficou restrita à exposição da grade curricular. Além da tradicional apresentação do corpo docente e da estrutura do departamento, a coordenação reservou alguns trabalhos premiados para mostrá-los aos novos alunos. Para a caloura Thaíssa Maia, essa foi a melhor parte da apresentação.
– Ver esses trabalhos foi muito animador. Todas as criações foram muito bem feitas e mostram a qualidade do curso – comemorou.
Segundo a diretora do departamento, Luiza Novaes, o primeiro encontro com os calouros de Design teve o objetivo de apresentar aos novos alunos como funciona a comunidade acadêmica.
– Nossa missão foi mostrar nossa proposta, dar uma noção de como o curso funciona e dos trabalhos que podem ser desenvolvidos em nossos laboratórios – explicou.
Os calouros de Comunicação Social foram recebidos por seis professores e a diretora do Departamento, Angeluccia Habert. A ênfase foi na grade curricular do curso, nos laboratórios, na explicação das normas acadêmicas e na apresentação deste Portal PUC-Rio Digital.
– O primeiro contato é muito importante. O aluno não costuma falar muito neste momento, mas depois, quando há um reencontro, já há uma certa intimidade. Por isso é importante conhecer os coordenadores do departamento – afirmou a professora Sandra Korman, coordenadora de graduação.
Segundo o coordenador de Jornalismo, professor Leonel Aguiar, o calouro tem uma grande expectativa para saber como funciona a universidade, um espaço novo, diferente da escola.
– O grande desafio é equilibrar a equação entre a liberdade extrema e a responsabilidade acadêmica e profissional – alertou.
No Departamento de Letras, a coordenadora de graduação, Érica Rodrigues, ressaltou a interdisciplinaridade do curso, que possui seis habilitações, e da própria universidade. "Ninguém precisa ficar preso ao curso", afirmou.
O aspecto interdisciplinar da universidade também foi um tema abordado pela coordenação do curso de Artes Cênicas, uma das habilitações oferecidas pelo Departamento de Letras. Para o coordenador Alexandre Montaury, "o Meu Primeiro Dia na PUC é fundamental não só para que os alunos tomem consciência do lugar onde estão chegando, mas também para, desde já, estabelecer laços entre alunos e professores".
As boas-vindas aos alunos de Departamento de Psicologia começaram com a palestra da coordenadora do curso, Helenice Fichman. O encontro foi ilustrado com parte do filme Up - altas aventuras. Segundo a professora, a intenção foi fazer uma analogia entre a vida dos estudantes e a jornada de aventuras iniciada com o ingresso na universidade.
Depois de uma visita guiada, organizada pela estudante do sétimo período Mariana Cardoso, os calouros de psicologia participaram de uma dinâmica de grupo comandada pela ex-aluna Nathália Vilela. A profissional pediu para que eles fechassem os olhos, refletissem sobre a jornada que iniciam e, depois, para que desenhassem algo que representasse o hoje e as expectativas para o futuro. Carlos Ary, por exemplo, de 45 anos, reproduziu uma escada, para ilustrar essa nova etapa de sua vida e o desafio de conciliar o trabalho de diretor de uma escola com os estudos.
Primeiro dia na PUC gera expectativas nos calouros
Centro Técnico-científico recebe os novos alunos
Portal PUC-Rio Digital foi o primeiro veículo universitário de convergência de mídia do país
Portal se integra ao Comunicar e reforça comunicação da PUC-Rio
Retratos do Portal: bastidores da redação do 5º andar do Kennedy
"O repórter deve ir em busca da audiência”