Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 13 de outubro de 2024


Campus

POSCOM: mergulho nas mídias convergentes

Bruna Smith - Do Portal

06/11/2009

 Lucas Landau Com o objetivo de promover uma interação maior entre os alunos de pós-graduação em Comunicação Social, começou nesta quinta-feira, o VI POSCOM, com o tema tema Mídias Convergentes. Segundo a professora Angeluccia Habbert, diretora do departamento de Comunicação Social da PUC-Rio, a ideia do encontro é “compartilhar olhares e informações da comunicação”. A diretora participou da mesa de abertura do encontro, que reuniu também o coordenador da pós-graduação Miguel Pereira. Para Miguel, a iniciativa já virou tradição:

– O POSCOM tem se tornado cada vez mais relevante. É uma chance de os alunos se auto-afirmarem em relação ao objeto de estudo.

Miguel também destacou a importância do tema escolhido:

– Mídias convergentes são um assunto extremamente contemporâneo. Nosso campo de conhecimento sobre o tema ainda é cheio de incertezas. Acho fundamental que os alunos tenham escolhido uma temática tão adequada aos dias de hoje.

Depois da mesa de abertura, a professora do departamento de Psicologia Ana Maria Nicolaci (foto), membro do  Núcleo de estudos sobre Tecnologia e Subjetividade (NETS), , apresentou seu estudo sobre novas tecnologias. A pesquisa, que aponta a importância do uso da internet e o impacto na vida dos jovens, servou de ponto de partida para um debate com a professora do departamento de Comunicação e editora do Portal PUC-Rio Digital Carla Rodrigues, que lança, no dia 17 de novembro, o livro Jornalimo on-line: modo de fazer (Editora PUC-Rio). Ana Maria pensava que o surgimento da internet “fosse virar o mundo de cabeça para baixo”.

– Quando eu tive meu primeiro contato com a internet, comecei a ter acesso a coisas às que não tinha antes, como o jornal The New York Times e o acervo da Biblioteca Nacional. Foi o que me motivou a estudar esse fenômeno e o impacto que causaria na vida das pessoas.

De acordo a professora, os jovens estão em constante interação e utilizam os recursos de acordo com a disponibilidade e o propósito:

– Meu objetivo é investigar esses diferentes usos. Em casa, o computador é o centro das atenções. Ele oferece diversas opções de interação instantânea, como o MSN e o Orkut, por exemplo. Precisamos aprofundar nossos conhecimentos acerca da gramática que rege o uso desses recursos, que induzem à sensação de que tudo e todos estão em movimento, mesmo quando estão fisicamente parados.

A professora Carla Rodrigues também ressaltou a importância do olhar crítico em relação às novas tecnologias. Segundo ela, o mais interessante desse universo é  “a relativização”.