Criado em 1992 para estreitar as relações entre estudantes e professores de Ensino Médio e a PUC-Rio, o Programa de Integração Universidade, Escola e Sociedade (PIUES) será expandido no próximo ano. Tradicionalmente vinculada ao Centro Técnico-Científico (CTC), a iniciativa se estenderá a todos os departamentos da universidade e concentrará projetos relacionados ao Ensino Médio.
De acordo com Marcos Venícius S. Pereira, coordenador institucional do programa, a proposta é tornar o PIUES interdepartamental e multidisciplinar, com três frentes de atuação: recepção dos estudantes na universidade; cursos de atualização para os professores de Ensino Médio; orientação para os pais, por meio de palestras.
Uma comissão ligada à Coordenação Geral de Graduação e formada por Carmen Fagundes, coordenadora do Decanato do CTC, e pelos professores Mauro Speranza Neto, do departamento de Engenharia Mecânica; Sandra Korman, do departamento de Comunicação Social; Daniela Vargas, do departamento de Direito; Erica Rodrigues, do departamento de Letras; e Marta Velasco, do departamento de Engenharia Civil e coordenadora do vestibular, que administra o programa.
Outra mudança prevista no projeto de reformulação será física: o espaço ao lado da livraria Carga Nobre, no Edifício Cardeal Leme, deixará de ser exclusivamente um laboratório para tornar-se um núcleo gestor das relação entre a PUC-Rio e as escolas. Responderá, por exemplo, pelo agendamento de visitas dos estudantes aos laboratórios.
– Desde o seu nascimento, o objetivo do programa era atender toda a universidade. A reformulação pretende por em prática esta proposta inicial – observa Marcos – A ideia é que a infraestrurura necessária à expansão de atividades a todos os departamentos fique pronta até o fim do ano.
Carmen Fagundes, coordenadora do Decanato do CTC e membro da comissão gestora, esclarece que a maior abrangência do programa será compatível com as atividades regulares da universidade.
– O PIUES é um guarda-chuva de possibilidades: reforça a perspectiva de vários projetos de interação com o Ensino Médio. Esta iniciativa não pretende inibir atividades já realizadas pela graduação e pela pós-graduação, mas coordenar esforços – afirma.
Os LabEM (Laboratórios de Ensino Médio – identificados por um selo), por exemplo, são espaços utilizados regularmente por departamentos da universidade. Em horários ociosos, servirão para o aprendizado de futuros universitários. Como o Ensino Mídia, LabEM de Comunicação Social. A expectativa é de que os outros departamentos sigam o exemplo:
– É importante entender que LabEM é todo e qualquer espaço onde estudantes de Ensino Médio possam fazer experimentos ligados a diversas áreas, não só à tecnológica – ressalta Carmen.
A PUC-Rio também vai às escolas, por meio dos professores que ministram palestras a estudantes de Ensino Médio e participam de feiras educacionais. No campus, o PIUES é desenvolvido por iniciativas como o Provoc, programa de iniciação científica para estudantes de Ensino Médio; o PUC Por Um Semestre, projeto atualmente desenvolvido por meio dos cursos de Introdução à Engenharia e Introdução à Computação voltados para estes alunos; e o PUC por um Dia, que apresenta os cursos aos futuros universitários. Assim, o programa consolida a proposta de estreitar relações entre a PUC-Rio e o Ensino Médio, trazer os melhores alunos para universidade e contribuir para a melhoria da qualidade do ensino nos colégios da rede pública e particular.
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