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Rio de Janeiro, 16 de outubro de 2024


Campus

Nota máxima para os cursos da PUC-Rio

Yasmim Rosa - Do Portal

07/10/2009

Reprodução

Já virou tradição a PUC-Rio receber boas notas quando o assunto é a avaliação de seu sistema de ensino. Só este ano, a universidade foi considerada a melhor instituição privada do país e, mais recentemente, obteve nota máxima (cinco), em dez cursos, na análise realizada pelo Guia do Estudante, da Editora Abril. Matemática merece atenção especial. Desde a criação da avaliação, em 2005, o curso vem mantendo o nível de excelência.

Para o coordenador do Departamento de Matemática, Rafael Ruggiero, o bom desempenho decorre da soma de diversos fatores.

– Para que este resultado seja sempre satisfatório, investimos massiçamente no ciclo básico. Temos professores excelentes, que são também pesquisadores. A influência da pesquisa na educação é muito importante porque os educadores trazem para dentro de sala o que aprendem e descobrem em suas análises. A própria dinâmica deles, que é individual, acaba impulsionando todo o departamento – explicou.

O Departamento também está constantemente modernizando sua grade curricular no sentido do aprendizado ocorrer de forma mais eficaz. Por isso, a disciplina de Cálculo foi transferida para os primeiros semestres do curso, o que auxilia os estudantes nos períodos avançados. Além disso, o uso de computadores nas salas de aula foi ampliado com o objetivo de facilitar e agilizar o trabalho dos alunos.

O curso de Engenharia de Produção igualmente vem recebendo notas altas desde 2007. Segundo a coordenadora adjunta do Departamento, Flávia Cesar Mendes, não há uma fórmula de sucesso para os bons resultados.

– Esse resultado é extremamente satisfatório. Anualmente, esperamos e ficamos na expectativa para mantermos o conceito máximo. Na verdade, todo o Departamento merece esse prêmio, porque trabalhamos no sentido dos alunos terem acesso a uma educação de qualidade. Eu e o Luiz Felipe Scavarda (Coordenador do Departamento) estamos sempre agindo em conjunto para que tudo funcione bem no curso.

Flávia ressaltou, ainda, que o resultado é importante não apenas no âmbito interno.

 – O Guia do Estudante é visto por uma considerável parcela dos vestibulandos do país. Estar na parte de cima da tabela faz toda a diferença, porque os alunos se baseiam nele para escolher a universidade onde pretendem estudar – explicou.

O curso de Jornalismo foi um dos que aumentou de quatro para cinco o conceito na avaliação. Segundo seu coordenador, Leonel Aguiar, este é o resultado de um projeto antigo. A nota reflete um plano que começou em 2005 com a mudança da grade curricular.

Fizemos as alterações pensando na questão do jornalismo nesse meio digital. Além disso, tínhamos a intenção de aumentar a capacidade crítica dos nossos alunos – afirmou.

De acordo com Leonel, esta é a prova de que os investimentos foram bem aplicados. O esforço conjunto do Departamento de Comunicação Social e da Reitoria possibilitou a implantação de um laboratório de convergência de mídias na universidade.

– Realizamos uma pesquisa em outras instituições e percebemos a deficiência de um laboratório de convergência de mídias na plataforma web. Por isso, construímos o Portal PUC-Rio Digital, que teve papel fundamental na melhoria do curso. Ele é um de nossos principais instrumentos didático-pedagógicos.

Para manter o bom desempenho no próximo ano, o coordenador aposta na tecnologia.

– Vamos investir mais na boa estrutura que já possuímos. Para que continuemos atuais, estamos sempre acompanhando as mudanças tecnológicas que podem ser implantadas na universidade. É de suma importância ter a teoria e a prática interligadas. Estes são conceitos indissociáveis e ajudam o aluno a entrar no mercado de trabalho mais bem preparado – concluiu.