Já virou tradição a PUC-Rio receber boas notas quando o assunto é a avaliação de seu sistema de ensino. Só este ano, a universidade foi considerada a melhor instituição privada do país e, mais recentemente, obteve nota máxima (cinco), em dez cursos, na análise realizada pelo Guia do Estudante, da Editora Abril. Matemática merece atenção especial. Desde a criação da avaliação, em 2005, o curso vem mantendo o nível de excelência.
Para o coordenador do Departamento de Matemática, Rafael Ruggiero, o bom desempenho decorre da soma de diversos fatores.
– Para que este resultado seja sempre satisfatório, investimos massiçamente no ciclo básico. Temos professores excelentes, que são também pesquisadores. A influência da pesquisa na educação é muito importante porque os educadores trazem para dentro de sala o que aprendem e descobrem em suas análises. A própria dinâmica deles, que é individual, acaba impulsionando todo o departamento – explicou.
O Departamento também está constantemente modernizando sua grade curricular no sentido do aprendizado ocorrer de forma mais eficaz. Por isso, a disciplina de Cálculo foi transferida para os primeiros semestres do curso, o que auxilia os estudantes nos períodos avançados. Além disso, o uso de computadores nas salas de aula foi ampliado com o objetivo de facilitar e agilizar o trabalho dos alunos.
O curso de Engenharia de Produção igualmente vem recebendo notas altas desde 2007. Segundo a coordenadora adjunta do Departamento, Flávia Cesar Mendes, não há uma fórmula de sucesso para os bons resultados.
– Esse resultado é extremamente satisfatório. Anualmente, esperamos e ficamos na expectativa para mantermos o conceito máximo. Na verdade, todo o Departamento merece esse prêmio, porque trabalhamos no sentido dos alunos terem acesso a uma educação de qualidade. Eu e o Luiz Felipe Scavarda (Coordenador do Departamento) estamos sempre agindo em conjunto para que tudo funcione bem no curso.
Flávia ressaltou, ainda, que o resultado é importante não apenas no âmbito interno.
– O Guia do Estudante é visto por uma considerável parcela dos vestibulandos do país. Estar na parte de cima da tabela faz toda a diferença, porque os alunos se baseiam nele para escolher a universidade onde pretendem estudar – explicou.
O curso de Jornalismo foi um dos que aumentou de quatro para cinco o conceito na avaliação. Segundo seu coordenador, Leonel Aguiar, este é o resultado de um projeto antigo. A nota reflete um plano que começou em 2005 com a mudança da grade curricular.
– Fizemos as alterações pensando na questão do jornalismo nesse meio digital. Além disso, tínhamos a intenção de aumentar a capacidade crítica dos nossos alunos – afirmou.
De acordo com Leonel, esta é a prova de que os investimentos foram bem aplicados. O esforço conjunto do Departamento de Comunicação Social e da Reitoria possibilitou a implantação de um laboratório de convergência de mídias na universidade.
– Realizamos uma pesquisa em outras instituições e percebemos a deficiência de um laboratório de convergência de mídias na plataforma web. Por isso, construímos o Portal PUC-Rio Digital, que teve papel fundamental na melhoria do curso. Ele é um de nossos principais instrumentos didático-pedagógicos.
Para manter o bom desempenho no próximo ano, o coordenador aposta na tecnologia.
– Vamos investir mais na boa estrutura que já possuímos. Para que continuemos atuais, estamos sempre acompanhando as mudanças tecnológicas que podem ser implantadas na universidade. É de suma importância ter a teoria e a prática interligadas. Estes são conceitos indissociáveis e ajudam o aluno a entrar no mercado de trabalho mais bem preparado – concluiu.
Portal PUC-Rio Digital foi o primeiro veículo universitário de convergência de mídia do país
Portal se integra ao Comunicar e reforça comunicação da PUC-Rio
Retratos do Portal: bastidores da redação do 5º andar do Kennedy
"O repórter deve ir em busca da audiência”