Reuniões de cúpula, comitês internacionais e discussões intergovernamentais. O assunto parece interessar apenas a poucos, mas o VI MIRIN – Modelo Intercolegial de Relações Internacionais – mostra que a realidade é outra. Organizado pelos alunos de graduação do Departamento de Relações Internacionais da PUC-Rio, o evento acontecerá de 27 a 31 de julho, no Edifício Frings da Universidade.
O projeto pretende fazer uma simulação das organizações internacionais com a participação de alunos dos ensinos médio e superior. No modelo, como são denominados esses encontros, os estudantes de todo o Brasil representam diplomatas ou chefes de Estado de países previamente designados. O MIRIN é o principal modelo do Rio de Janeiro e acontece desde 2003.
Em sua sexta edição, contará com nove comitês internacionais que tratarão de temas relevantes para a atualidade. Entre os assuntos estão a Conferência de Mudanças Climáticas de Copenhagen e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. O objetivo principal dos organizadores é expor, na prática, o conhecimento teórico que recebem. Além disso, querem mostrar que as questões internacionais podem ser palpáveis e próximas da realidade cotidiana.
A participação no VI MIRIN não se limita à carreira diplomática. É também uma oportunidade para quem quer desenvolver a oratória, a argumentação e estar em contato com várias áreas do conhecimento e com o ambiente universitário. As inscrições para compor os grupos de discussão já foram encerradas, mas quem quiser assistir aos debates poderá comparecer às salas do 3º ao 6º andares do Frings. Para mais informações, acesse o site http://www.mirin-puc.com.