Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 11 de novembro de 2024


Esporte

Jornalistas projetam futuro dos times do Rio

Bruna Santamarina - Do Portal

02/06/2009

Convidado pela reportagem do Portal PUC-Rio Digital a projetar o futuro de Flamengo, Fluminense e Botafogo no Campeonato Brasileiro (o Vasco está na Série B), o jornalista Sidney Garambone foi categórico: “Há muito tempo que eu não começava o Campeonato Brasileiro tão pessimista com relação aos times cariocas”, disparou o editor-chefe do Esporte Espetacular. Mais animada, a apresentadora do Sportv News Vanessa Riche enxerga um representante do Rio entre os quatro primeiros: o Fluminense. Vanessa e Garambone participaram, na semana passada,  do seminário O espetáculo do esporte na mídia, organizado pelo professor Luiz Leo, do Departamento de Comunicação.

Em tom de alerta, o prognóstico de Garambone é acompanhado de uma ressalva: “Dar palpite na quarta rodada é muito arriscado. É uma característica dos apressadinhos de maio”. Iniciado no mês passado, o campeonato segue até dezembro. Aberta a temporada das especulações, o jornalista arrisca os quatro primeiros: Internacional, Cruzeiro, Grêmio e Palmeiras. Os rebaixados, para ele, serão Santo André, Barueri, Atlético-PR e Avaí.

Palpites à parte, os times cariocas, especialmente Fluminense e Botafogo, terão de resolver velhos problemas para superar a desconfiança e os adversários. Garambone aponta os principais: 

– Chamo o Fluminense de milionário burro, porque o clube não consegue transformar dinheiro em um time de bons jogadores e está com uma defesa ruim. Já o Botafogo está muito frágil. Tem um bom padrão tático, um bom treinador, mas poucos jogadores realmente bons.

Na opinião do especialista, os outros cariocas, Flamengo e Vasco, estão mais próximos da felicidade. Ele acredita que o Vasco repetirá a fórmula do Corinthians e voltará sem problemas à Série A. Já o Flamengo "é uma incógnita":

– Tem o melhor elenco, mas não sabe fazer gols. Para isso, contratou o Adriano, que está em lua de mel com a torcida. Só resta saber se ele vai criar o mesmo ambiente que o Ronaldo criou no Corinthians. Já o Vasco é o clube carioca que mais dará alegrias a seus torcedores. É o mais certinho, que está consciente de suas responsabilidades e focado em seus objetivos. Acredito que repetirá a fórmula do Corinthians.

Vanessa Riche não arrisca os quatro últimos, mas apontou os possíveis campeões: São Paulo, Corinthians, Internacional, Fluminense. Ela acha que o Fluminense conseguirá sair da crise e montar uma equipe competitiva, "à altura do elenco", para disputar a uma vaga na Libertadores. A apresentadora lembra, no entanto, que  "muita coisa pode mudar com a janela de transferências para a Europa", em julho:

– Ainda está cedo para fazer previsões mais seguras. O Campeonato Brasileiro de pontos corridos é uma maratona, vai até o fim do ano. Exige dos clubes muito planejamento.

Para a jornalista, Flamengo e Fluminense estão em melhores condições do que o Botafogo. O time rubro-negro, avalia, precisa manter um equilíbrio. Ela tabela com Garambone sobre o caminho do Vasco: a equipe de São Januário está pronta para liderar a Série B e repetir a volta por cima do Corinhtians, no ano passado.

Nesta quarta-feira, 3 de junho, o Vasco disputa contra o Corinthians, no Pacaembu, uma vaga na fiinal da Copa do Brasil. No primeiro jogo da semifinal, deu empate: 2 a 2, no Maracanã. No próximo sábado, pela quinta rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, o Vasco enfrenta o São Caetano, em São Januário. Na Série A, o Flamengo pega o Sport, na Ilha do Retiro.  No domingo, o Maracanã recebe o clássico Botafogo e Fluminense.

Na última rodada, apenas o Flamengo ganhou, por 2 a 1 do Atlético-PR, com um gol de Adriano em sua estréia, para a alegria dos 71 mil torcedores presentes no Maracanã. O Botafogo empatou com o Sport em 2 a 2 e o Fluminense ficou no 1 a 1 contra o Náutico. Já o Vasco perdeu para o Paraná por 3 a 1.