Bruna Santamarina, Carolina Barbosa, Luigi Ferrarese, Paula Araujo, Rafaella Mangione, Suzane Lima, Tatiana Carvalho e Yasmim Rosa - Do Portal
17/04/2009Mais de seis mil alunos do ensino médio participaram do PUC por um dia, nesta sexta-feira, 17. Por meio de palestras, oficinas e workshops, os adolescentes conheceram os cursos e o campus, e reuniram informações para melhor escolher suas carreiras. Eles foram recebidos pelos próprios universitários, que compartilharam suas experiências e ajudaram na organização.
"Sejam bem-vindos ao PUC por um dia". Assim, o reitor, Pe. Jesus Hortal Sánchez, S.J., abriu oficialmente as portas do campus. O professor Alfredo Jefferson de Oliveira, coordenador central de Graduação, explicou os pontos fundamentais dos cursos oferecidos pelos três centros da universidade: Centro Técnico Científico (CTC), Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) e Centro de Ciências Sociais (CCS).
A programação foi variada. Voltada à apresentação dos aspectos essenciais da PUC-Rio - da tradição de vanguarda acadêmica ao espírito de comunidade - estendeu-se de palestras e oficinas a atividades como corridas de robôs e minibajas nos pilotis e ações interativas sobre nanotecnologia. Carmen Fagundes, organizadora do PUC por um dia, explicou que, como nem todos os alunos podem assistir às palestras, foram criadas atividades "extra-muros":
- Esse ano, convidamos, por exemplo, a Companhia Carroça de Mamulengos, uma família que faz atividades circenses. Eles circulam pelos pilotis com pernas de pau.
Chamou a atenção um mini-carro feito de bambu, que transportava os visitantes. O veículo é o primeiro do mundo inteiramente construído com o vegetal. O projeto foi desenvolvido por alunos de Introdução à Engenharia, sob orientação do professor Khosrow Ghavami. O estudante de Engenharia Rodrigo de Moura, 18, é um dos idealizadores.
- O carro é todo elétrico e usa baterias de veículos de verdade para funcionar. O motor é de ventoinha de caminhão - explicou.
Os pilotis das alas Kennedy e Leme foram tomados por estandes. Ao meio-dia, mais de duzentos estudantes ganhavam as filas para garantir lugar nas palestras.
- Os cursos mais procurados são Comunicação e Direito. A gente oferece informações sobre os cursos, mostra a grade curricular. Para quem tiver interesse em se aprofundar, os departamentos estão abertos – contou Renata Caetano, atendente do estande da Coordenação de Ciências Sociais.
No extenso repertório de palestras e oficinas, o Departamento de Administração apontou os atributos necessários aos novos profissionais da área. A coordenadora do curso, professora Sandra Rocha Pinto, ressaltou o diferencial da universidade na formação do administrador: "disciplinas integradoras de conteúdo".
- As aulas são dinâmicas, conduzidas com dois professores em sala. Um da área de marketing e outro da de finanças, por exemplo. A partir de estudos de caso, os alunos aprendem a solucionar diversas questões do dia a dia de uma organização. O profissional de Administração formado pela PUC-Rio chega ao mercado sabendo fazer planos de negócios para grandes empresas - destacou.
Para a aluna do Colégio Batista Shepard, Rebeca Louzado, de 17 anos, a palestra ajudou a reafirmar sua opção universitária.
- Achei ótimo. As questões foram explicadas de forma simples e objetiva - comentou.
Igualmente voltada às demandas do mercado de trabalho, a palestra da professora Adriana Ferreira, do Departamento de Comunicação Social, enfatizou a importância de os profissionais estarem alinhados com as chamadas Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (NTICs).
- Nosso grande desafio é mostrar a realidade do mercado sem influenciar a decisão do estudante. É uma área [a de comunicação] com aspectos positivos e algumas dificuldades, como todas as outras. O profissional deve estar atento às novas tendências do jornalismo e saber jogar nas onze.
O departamento também apresentou aos futuros alunos as outras possibilidades dentro da Comunicação Social. Os professores Rodolfo Maier e Daniel Vargens abordaram assuntos como a história da publicidade, o funcionamento de uma agência e as diversas funções do profissional da área.
- ‘Publicitário’ é uma palavra muito vaga. É importante que o aluno de ensino médio, antes de entrar na universidade, saiba como funciona cada área dentro da agência, assim ele poderá escolher uma adequada ao seu perfil - afirmou Vargens, professor de Direção de Arte.
Maier, professor da disciplina Técnicas de Redação Publicitária, esclareceu a confusão frequente entre publicidade e propaganda:
- A propaganda é imaterial, e pode estar ligada a assuntos como religião, política. Já a publicidade é material. Significa tornar algo público.
Quanto ao curso de Cinema, a professora Andréa França Martins abordou o diferencial da PUC-Rio. Na Universidade, os alunos contam com um grande acervo de livros e filmes, além do fato de o curso ser digital, e não industrial.
- Hoje, o aluno pode fazer um filme sozinho. Embora haja a opção de rodar em película, ele mesmo pode editar, filmar, publicar e distribuir seu trabalho. Existe, para 2010, o projeto de criar o doutorado na área de Comunicação, que representa um campo sedutor. Com o crescimento das novas tecnologias, o futuro profissional não precisará trabalhar, necessariamente, em grandes corporações. Ele poderá criar seu próprio emprego. Nosso desafio é descobrir a melhor maneira de formá-lo.
O professor e coordenador adjunto do Departamento de Relações Internacionais, Fabiano Mielniczuk, também foi incisivo ao destacar a importância da construção de uma carreira. Ele explicou a função do profissional da área e sua relação com o mercado de trabalho.
- Os estudantes estão preocupados com a empregabilidade depois que terminarem a faculdade. É uma preocupação tanto deles como dos pais, que querem, para os filhos, garantias de um bom emprego no futuro - afirmou.
A estudante do Colégio Bahiense Larissa de Oliveira, 16, acredita ser importante analisar, de acordo com o mercado de trabalho, o curso que pretende fazer.
- Quero ter noção das minhas reais possibilidades de emprego cursando Relações Internacionais. Se as chances não forem boas, provavelmente trocarei a minha opção antes mesmo de prestar o vestibular – disse.
Na palestra do curso de Economia, com 45 anos de existência, o diretor do Departamento, professor Rogério Werneck, destacou que a escolha da profissão é "um momento muito importante na vida do aluno e deve ser feita sem pressão, de maneira cuidadosa e bem pensada". Observou que o curso da PUC-Rio oferece uma base consistente para qualquer outra área do conhecimento. O coordenador Vinícius Carrasco ressaltou a especificidade da Economia em relação a outras faculdades:
- Ao contrário de outras profissões, eles não têm muita noção do que envolve a carreira de um economista. É diferente, por exemplo, de Odontologia. Todo mundo sabe o que um dentista faz. No entanto, o jovem não tem experiência prévia em Economia. É importante esclarecermos questões fundamentais que não estão na vida cotidiana deles.
A estratégia parece ter funcionado. Eduardo Lins, de 16 anos, ficou animado:
- Os temas sobre economia foram muito bem expostos. Isso nos ajuda a ter uma noção mais precisa da futura carreira.
Na palestra de Geografia, o monitor Rafael Nunes esclareceu as novas tecnologias da informação no entendimento mais integrado do espaço geográfico. Felipe Guanaes, professor do Departamento, acredita que o problema ambiental resida justamente na falta de visão global. As novas tecnologias vêm complementar essa visão geral que o geógrafo já tem.
- A nossa função aqui, hoje, é mostrar as facetas das várias profissões que a Universidade oferece. A ideia é fazer um link entre a geografia tradicional e as novas tecnologias da informação. Elas permitem que se tenha uma visão mais ampla da Terra - explicou.
Os alunos interessados em ingressar no curso de Direito ouviram, da professora Eliane Junqueira, algumas razões para optarem pela PUC-Rio. O curso tem 60 anos de tradição, é recomendado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e obteve cinco estrelas no Guia da Editora Abril.
PUC por um dia reúne mais de seis mil estudantes
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