Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 10 de dezembro de 2024


Campus

Cinquenta anos de uma iniciativa pioneira

Carolina Heringer - Do Portal

12/03/2009

Reprodução

Há 50 anos, o Comandante Ary Jones decidiu criar uma instituição de ensino de cursos de gerência, iniciativa pioneira na época. Nasceu, então, o Instituto de Administração e Gerência (IAG), abrigado na PUC-Rio. Para comemorar o cinqüentenário do IAG, em cerimônia realizada no auditório AMEX da Universidade, em 21 de novembro, reuniram-se seu fundador, Ary Jones, membros da diretoria, o reitor Padre Jesus Hortal Sanchez S.J., vice-reitores e ex-alunos do Instituto.

Ary Jones usa as datas para comprovar o pioneirismo de sua idéia:

- Eu e meu colega Paulo Novaes fundamos o IAG em 58, pois sentíamos falta de uma instituição que ensinasse gerenciamento. E só em 76 foi criada a figura do administrador de empresas pelo governo brasileiro – conta o ex-Comandante.

Conhecido como a Escola de Negócios da PUC, o IAG oferece Graduação e Pós-Graduação, além de outros cursos, atividades de pesquisa e assistência técnico-científica. Muitas vezes, o Instituto é confundido com o Departamento de Administração, como observa o reitor Padre Jesús Hortal Sanchez S.J:

- O IAG, quando surgiu, foi uma iniciativa para cursos de formação profissional avançada, de atualização de dirigentes de empresa e se confundiu com o departamento de administração. Mas o Instituto tem o sentido muito mais de atualização, de educação contínua – esclarece.

Em 50 anos, já são 50 mil alunos formados, 480 mestres e 27 doutores. Hoje, um dos maiores desafios do IAG é manter os cursos sempre atualizados, como explica o presidente do Instituto Luiz Felipe Motta.

- Temos 1500 alunos na graduação, muitos deles já inseridos no mercado, por isso, precisamos estar constantemente nos aperfeiçoando. Não podemos ensinar aqui coisas que os alunos não veem mais lá fora.

Para expandir ainda mais o número de alunos, o Instituto montou uma sede na Barra da Tijuca, onde oferecerá cursos executivos. O presidente do IAG diz que esse foi um importante passo na conquista de novos alunos.

- Vamos passar a cobrir uma área muito maior na cidade, porque hoje o trânsito é muito complicado, então, fica difícil para quem mora ou trabalha na Barra chegar até aqui para assistir as aulas.

Para Ary Jones, o que mudou nesses cinquenta anos foi a organização da Instituição, que é muito maior hoje em dia.

- Não tínhamos a excelência da organização de hoje. Fazíamos tudo na base do improviso, mas fomos aos poucos aprendendo e melhorando nosso processo gerencial. Tenho orgulho da excelência que o IAG atingiu.