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Rio de Janeiro, 12 de dezembro de 2024


Campus

Estudantes criam conceitos para festival

Artur Romeu - Do Portal

17/03/2009

Nove grupos com uma missão, ou melhor, um briefing: criar o conceito e a identidade visual de um festitival de música, o antigo TIM Festival (neste ano, a empresa suspendeu o patrocínio). Na disciplina Laboratório de Publicidade, do 6º período de Comunicação, o professor Marcos Barbato trouxe para os seus alunos o desafio de um cliente real, e de peso. A apresentação final do trabalho aconteceu no auditório do RDC, onde os grupos foram avaliados por uma banca rigorosa de jurados. Ao fim da mostra, a recompensa veio da análise da Coordenadora de Comunicação da Tim, Suzana Machado:

- Todos os grupos entenderam o festival. Eles falaram de transgressão, diversidade e tentaram traduzir isso para que o público alvo se sentisse envolvido. Eu poderia implementar 90% do que vi. Os trabalhos estão profissionais.

As idéias para o conceito da festa do próximo ano giraram em torno da imagem de inovação e transgressão característica do Festival. A percepção do evento como representativo de uma cultura urbana e moderna gerou propostas inovadoras com designs futuristas. Os slogans desenvolvidos flertaram com as novas tendências tecnológicas e a necessidade do indivíduo moderno destacar-se do grupo, como “Renove seus sentidos”, “Everybody Needs Everybody” e “Youniverse Younited”.

Outro quesito muito abordado pelos grupos, que agradou os jurados, foi a forte presença da interatividade das pessoas com o espaço físico. Jogos de luzes, mesas touchscreen e novas tecnologias de som dominaram os ambientes lounges, com o intuito de aproximar o público do Festival e convidá-los a interferir na criação do evento, para personificá-lo.

Para ilustrar as apresentações, os grupos usaram vídeos e programas que geravam visitas virtuais aos espaços idealizados. Alguns buscaram apoio, no que se refere à técnica, com estudantes de Design para criar as peças publicitárias ou até mesmo com empresas especializadas em produção de eventos.

O grupo que melhor entendeu o festival, segundo os jurados, foi o que realizou entrevistas com especialistas na área de marketing, buscando na experiência de outros profissionais o conceito final da campanha. Nesse caso, os estudantes destacaram bastante a questão da participação do público. Com um estande de paintball e cenários em branco, eles convidavam os participantes a também darem o seu toque visual ao evento. O slogan “Youniverse Younited” ilustra a idéia da inserção de todos para a efetiva realização do Festival. Estudante de Publicidade e integrante do grupo vencedor, Otto Pajunk contou que passou noites acordado para conseguir o resultado esperado.

- É muito legal receber algo que gostamos de fazer, ter a oportunidade de desenvolver e, depois, mostrar para a pessoa que nos orientou. As dificuldades são muitas, desde conseguir designers até marcar as reuniões do grupo. Mas, quando se tem vontade de fazer, tudo se torna um desafio.

O professor Marcos Barbatto já realizou iniciativas semelhantes em outros semestres, com as marcas Trakinas e Guaraná Kuat. Ele afirma que a cada período se surpreende com a dedicação dos estudantes.

- Os jurados, diretores de criação e de comunicação de agências importantes perdem 12 horas por dia pensando nos conceitos que estão desenvolvendo. Esses jovens têm duas aulas por semana da minha matéria, além de outras tantas provas e trabalhos para entregar. E, ainda assim, o resultado apresentado hoje está, sem dúvida, muito próximo do mercado.