A qualidade da formação dos profissionais e o avanço nas pesquisas acadêmicas foram alguns dos temas debatidos durante o Seminário Comemorativo de 15 anos do Grupo de Pesquisa Infância, Formação e Cultura (Infoc), realizado esta semana no auditório do RDC. Coordenadora do evento, a professora Sonia Kramer fez um balanço das pesquisas:
– Nos últimos anos, houve um grande desenvolvimento no campo acadêmico. O aumento de políticas públicas proporcionou um maior número de ofertas. A educação infantil passou a ser reconhecida como base para o ensino fundamental – avaliou.
O crescimento também foi analisado pela professora Eloísa Rocha, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Para ela, no segmento acadêmico, ocorreu uma consolidação teórica da crítica ao tradicionalismo, mas ainda falta análise interna e união entre teoria e prática:
– Houve um crescimento dos estudos da linguagem, mas falta visão interdisciplinar da criança, parar de vê-la como um indivíduo isolado. Devemos pensar além da fronteira institucional – concluiu.
Educação para crianças em debate
Portal PUC-Rio Digital foi o primeiro veículo universitário de convergência de mídia do país
Portal se integra ao Comunicar e reforça comunicação da PUC-Rio
Retratos do Portal: bastidores da redação do 5º andar do Kennedy
"O repórter deve ir em busca da audiência”