A Livraria da Travessa do Shopping Leblon recebe candidatos à Prefeitura do Rio de Janeiro para debates abertos ao público. O primeiro dos “Diálogos na Travessa”, no domingo passado, reuniu cerca de 80 pessoas para ouvir as propostas dos candidatos Aspásia Camargo (PV), Marcelo Freixo (PSOL) e Otávio Leite (PSDB) para a área da cultura, com mediação da escritora e pesquisadora Beatriz Resende. Aspásia, Freixo, Leite e Rodrigo Maia (DEM) já confirmaram presença no próximo domingo (26), cujo tema será Preservação patrimonial e ocupação territorial. O prefeito Eduardo Paes (PMDB), candidato à reeleição, é o único que ainda não respondeu ao convite.
O mediador será o arquiteto e doutor em urbanismo Carlos Fernando de Andrade, superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Rio.
– O Rio de Janeiro foi reconhecido pela ONU como patrimônio cultural, mas ainda vemos problemas de ocupação territorial em lugares como o Jardim Botânico, Marina da Glória, Aterro do Flamengo, Floresta da Tijuca – ressalta o economista João Fernando Viana, presidente e um dos fundadores do Instituto Diálogos Cariocas, associação sem fins lucrativos que organiza os encontros em parceria com a livraria.
O terceiro encontro terá como tema Meio ambiente e desenvolvimento.
Analistas pregam transigência para resguardar instituições
"Pará é terra onde a lei é para poucos", diz coordenador do CPT
Sem holofotes do legado urbano, herança esportiva dos Jogos está longe do prometido
Rio 2016: Brasil está pronto para conter terrorismo, diz secretário
Casamento: o que o rito significa para a juventude
"Jeitinho brasileiro se sobrepõe à ideia do igual valor de todos"