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Rio de Janeiro, 14 de novembro de 2024


Cultura

Boas idéias e palavras certas, a receita da sedução

Fernanda Ralile - Do Portal

08/05/2008

A mudança acelerada do mercado publicitário foi a tônica do terceiro encontro da Semana da Publicidade. No seminário organizado pelo Departamento de Comunicação da PUC-Rio em 2007, profissionais da área mostraram como a globalização influencia os movimentos publicitários.

Roberto Vilhena, diretor de criação da Artblanc, observou que o mercado publicitário, "um dos mais modificados nos últimos anos", é embalado pelos avanços tecnológicos e pelo estreitamento das distâncias no mundo contemporâneo. Os futuros publicitários, alertou ele, devem estar atentos às mudanças em curso. Para Vilhena, a inovação da linguagem é fundamental: por dela a propaganda se mantém viva.

- O que a gente vende é argumento. O nosso ofício é usar a linguagem para provocar reações no consumidor. Não se esqueçam: todo publicitário compete por atenção, é o nosso trabalho - ressaltou ele, dirigindo-se aos alunos que assistiam à palestra.

José Guilherme Vereza, professor da PUC-Rio, acrescentou que, além da habilidade no uso da linguagem, o publicitário tem de cultivar a criatividade. Das 15 definições que a palavra “criatividade” tem no dicionário, três estão relacionadas à publicidade, revelou Vereza.

- A atitude criativa está intimamente ligada à profissão. Convivo há mais de 30 anos com agências de propaganda e posso garantir que o publicitário incorpora essa coisa da criatividade, ele se acha dono deste conceito, é como um patrimônio.

Segundo Vereza, ninguém acorda de manhã com uma “vontade louca” de ler anúncios. É preciso que a propaganda desperte esta vontade no consumidor. “E é aí que entra a criatividade”, concluiu.

A próxima Semana de Publicidade já tem data marcada. Na segunda-feira, dia 12,  e terça, 13, a PUC-Rio receberá no auditório do RDC, Fernando Campos, diretor de criação da Agência Santa Clara, com a palestra "Kuat – Reinventado uma marca", das 9h às 11h. Das 11h às 13h, será a vez de o diretor da agência 11|21, Gustavo Bastos, abordar o tema "Simplicidade é tudo". Na terça-feira, as duas sessões apresentarão o Rolo de Cannes de 2007.