Quatro alunos do curso de Matemática da PUC-Rio foram os cariocas mais bem colocados no nível universitário da 33ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), disputada em outubro. Os veteranos em torneios do gênero Renan Finder, Hugo Fonseca e Matheus Secco – já premiados, este ano, na Competição Internacional de Matemática, a IMC (leia mais) – conquistaram uma medalha de ouro e duas de prata, respectivamente. Já o novato Ricardo Bortolotti do time garantiu um bronze. Abimados com os bons resultados, eles multiplicam as ambições para 2012
Renan, de 19 anos, está "muito feliz" com o alto do pódio, mas não economiza tempo. Como um autêntico atleta olímpico, já iniciou a preparação para o próximo desafio, a IMC, em julho do próximo ano. O campeão revela que a fórmula para o sucesso dos atletas da matemática é igual ao dos esportistas: muito treino.
– O estudo para as duas competições é o mesmo: resolver muitas provas anteriores – conta.
Apesar da experiência em competição internacional e de participar da Olimpíada Brasileira desde os 14 anos, Matheus Secco considera as provas "sempre um novo desafio". Diz que a vitória nacional é uma “credencial de peso” para o currículo.
– Os estilos de prova são muito diferentes – esclarece – A prova da IMC costuma ter questões de soluções mais rápidas, mas só existe um caminho para a resposta correta, o que é difícil – analisa o aluno de 18 anos, que dá aulas preparatórias para concursos.
A Olimpíada é organizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (IMPA) e a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Reúne provas para estudantes dos níveis fundamental, médio e universitário. Dela podem participar alunos matriculados em qualquer curso de graduação. As inscrições para a 34ª OBM são feitas pela internet http://www.obm.org.br/, nos primeiros meses de 2012.
Analistas pregam transigência para resguardar instituições
"Pará é terra onde a lei é para poucos", diz coordenador do CPT
Sem holofotes do legado urbano, herança esportiva dos Jogos está longe do prometido
Rio 2016: Brasil está pronto para conter terrorismo, diz secretário
Casamento: o que o rito significa para a juventude
"Jeitinho brasileiro se sobrepõe à ideia do igual valor de todos"