Cento e vinte anos depois da abolição da escravatura, o Contraponto revisa o acontecimento e mostra as diferentes versões desta história. O que foi a Lei Áurea? O que motivou Princesa Isabel a assiná-la? As questões políticas, sociais, humanitárias, econômicas e religiosas por trás da abolição também são discutidas no programa e muito mais.
Quando acontece um crime de grande repercussão, a opinião pública se mobiliza cobrando das autoridades a punição dos responsáveis. Nesse momento, surge na mídia uma figura que no dia-a-dia age discretamente para levantar provas que possam desvendar crimes: o perito. O Contraponto analisa a importância da perícia criminal. O programa vai mostrar como os peritos atuam e os principais desafios da profissão. As precárias condições de trabalho, a falta de material e de segurança e os baixos salários tornam a ação dos peritos cada vez mais difícil.
Em menos de quatro meses, a epidemia de dengue no Rio de Janeiro matou mais do que em todo o ano de 2002, quando 91 pessoas morreram com a doença. O Contraponto desta semana traça um histórico das epidemias que já ocorreram no Brasil e mostra que, além da dengue, epidemias de outras doenças podem ameaçar a população, como o cólera, a malária, a febre-amarela, a tuberculose e a hanseníase.
Pedro Maia - Do Portal
O último dia do seminário "Caminhos do Brasil" contou com a presença do professor Creso Franco, que falou sobre a importância de se construir uma educação de qualidade no país.Heitor Lannes - Do Portal
A democratização da justiça foi tema discutido durante o seminário “Caminhos do Brasil” que teve como foco o poder judiciário. O ex-secretário nacional de justiça Antônio Carlos Biscaia foi um dos palestrantes.Renata Assunção - Do Portal
Os cientistas políticos Jairo Nicolau, Ricardo Ismael e Luis Werneck Viana discutem o desenvolvimento do Federalismo brasileiro, os problemas do país e as possíveis soluções, durante palestra no seminário “Caminhos do Brasil".Uma adolescente de 15 anos, presa numa cela com 20 homens, fez a sociedade refletir sobre as condições dos presídios no país. O programa também aborda o tipo de olhar que a sociedade tem para com o criminoso. Por fim, prender uma pessoa não é tão simples quanto parece. Existem regras que definem até mesmo o tamanho de uma cela.
Ana Luiza de Beaurepaire - Do Portal
O povo brasileiro e a percepção da democracia foram temas abordados durante palestra no seminário “Caminhos do Brasil”. O ex-ministro da cultura Francisco Weffort foi um dos palestrantes.Renata Assunção - Do Portal
O 6º encontro do ciclo de palestras “Caminhos do Brasil” discutiu o tema da corrupção, um problema endêmico no país. Para o sociólogo da UERJ, Ignácio Cano, a questão faz parte de uma rede social ampla baseada na cultura do “jeitinho”.A conturbada relação entre os poderes, a edição de medidas provisórias e os decretos de lei que, muitas vezes, criam conflitos entre o Executivo e o Legislativo. E ainda, o perfil dos parlamentares que, em seus discursos, não costumam falar a linguagem do povo. Cientistas políticos, deputados e jornalistas estão entre os entrevistados.
Heitor Lannes - Do Portal
Segurança pública foi tema de debate no seminário “Caminhos do Brasil”. Nossa equipe foi às ruas saber como a população percebe a violência do dia-a-dia.Renata Assunção - Do Portal
Durante o seminário "Caminhos do Brasil", a PUC-Rio recebeu o representante adjunto da ONU para agricultura e alimentação, Gustavo Chianca. O encontro, que teve participação de professores, discutiu a questão agrária no país.Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, mais de 1 bilhão de pessoas vivem sem água tratada. O programa mostra ainda os problemas do Programa de Despoluição da Baía de Guanabara, iniciado em 1992, que está com as obras atrasadas.
Ana Luiza de Beaurepaire - Do Portal
Como o país deve se posicionar no cenário internacional? Para discutir o assunto, o seminário “Caminhos do Brasil” convidou o diplomata Luiz Felipe Lampreia e a professora de ciências políticas da PUC-Rio, Maria Regina de Lima.Estradas esburacadas, portos arcaicos, riscos de apagão. Este é o retratode um país que não investe em infra-estrutura. Para tentar reverter esse quadro, o governo criou as PPPs.
Pedro Maia - Do Portal
Na segunda palestra do seminário "Caminhos do Brasil", grandes nomes da economia do país estiveram na PUC-Rio. Carlos Lessa, Paul Singer e Paulo Ferracioli promoveram uma discussão acalorada sobre nossas perspectivas econômicas.Heitor Lannes - Do Portal
Na primeira palestra do seminário "Caminhos do Brasil", especialistas discutem os desafios que o país deve enfrentar para garantir um equilíbrio econômico no futuro. Para o economista e ex-presidente do Banco Central, Gustavo Franco, o crescimento do Brasil está diretamente relacionado à capacidade produtiva da sociedade.Vencedor dos prêmios Melhor Telejornal, na 4ª Expocom, em 2005 e Menção Honrosa, na 4ª Expocom Mercosul, em 2006. O programa tem como tema o acesso a medicamentos no Brasil.
Vencedor do Prêmio Destaque do Juri, no Gramado Cine Vídeo, em 2006, o programa visita as principais instituições para menores infratores do Rio de Janeiro e mostra como funciona o sistema sócio-educativo.
Vencedor do Prêmio Destaque do Juri, no Gramado Cine Vídeo, em 2004. O programa resgata as lembranças dos jovens que, em nome da liberdade, entraram na luta armada e propõe uma reflexão sobre a época e os ideais que motivaram aquela geração.
Vencedor do prêmio Especial Fome Zero, no 4º Vídeo Saúde, da Fiocruz, em 2003. O programa discute o fenômeno que atinge quase um terço da população brasileira e mostra a realidade de cinqüenta e quatro milhões de brasileiros que vivem abaixo da linha da pobreza, em condições de miséria absoluta.
O Contraponto discute o confronto entre policiais e traficantes e mostra que, no meio do fogo cruzado, moradores da Vila Cruzeiro e de outras comunidades sofrem também com a falta de infra-estrutura básica.
Heitor Lannes - Do Portal
Durante três dias a universidade foi palco do movimento PUC pela Paz, que reuniu professores, estudantes, artistas, religiosos e representantes do governo e da sociedade civil. Em pauta, o papel que cada setor da sociedade tem no processo de construção da paz.Em 1904, o Rio de Janeiro era assolado por doenças, entre elas a varíola. Para combatê-la, o sanitarista Oswaldo Cruz, então diretor do do Serviço de Saúde Pública, obrigou a população a vacinar-se.
O Brasil perde cerca de 300 bilhões de dólares por ano com a destruição da Amazônia. Como conciliar desenvolvimento e preservação? Afinal, a quem interessa a internacionalização da Amazônia?
Iris Correia - Do Portal
Cinco repórteres estiveram na PUC-Rio para falar dos conhecimentos que ajudam na cobertura de fatos policiais. No centro das discussões, como investigar o crime organizado.Uma pesquisa realizada pelo Comitê Gestor da Internet revelou que cerca de 54% da população nunca usaram um computador e 67% nunca navegaram na Internet. Sendo que a maior parcela, 75%, pertence às classes D e E.
Ana Luiza de Beaurepaire - Do Portal
A PUC-Rio promove curso de capacitação em rádio comunitária, estimulando cidadãos a criar programas de rádio. Entre os alunos está o funcionário da universidade, Washington Luiz, que comanda o programa "Fala cidadão" da Mirandela FM, em Nilópolis, Baixada Fluminense.A não renovação da licença da RCTV, na Venezuela, reacendeu as discussões sobre a TV no Brasil.
O programa aborda a figura do herói. Por que o homem de diversas culturas, e em diferentes épocas, constrói representações para a sua realidade?
Odeon completa 90 anos e se transforma em centro cultural
Legado das Paralimpíadas pode valer ouro para o Rio
Theatro Municipal representa o Rio da Belle Époque tropical
Obras de Machado de Assis revelam cenários do Rio de Janeiro
Jovens brasileiros em Paris falam sobre os atentados
Há dez anos, o mundo se despedia de São João Paulo II
Há 50 anos, Concílio Vaticano II transformava a Igreja Católica
Arranjador Eduardo Lages destaca sua parceria de quase 40 anos com Roberto Carlos
Aula inaugural de Cinema apresenta filme de Walter Lima
Zé Nogueira é considerado o único músico brasileiro que toca exclusivamente o Sax Soprano
Aplicativo WhatsApp é o novo "brinquedo" das crianças
Uso de drones levanta debate sobre regulação da tecnologia
Instituto alemão vai medir a audiência da TV brasileira
Grandes eventos esportivos impulsionam novas tecnologias
"Zaccaro Ball" é destaque nas praias cariocas
Comentaristas debatem a qualidade do futebol nacional
60 anos do Departamento de Comunicação PUC-Rio
Profissionais relembram suas vivências como estagiários
Mostra Bosque homenageia 400 anos de Shakeaspeare
Bianca Ramoneda revela os bastidores do programa "Ofício em Cena" em palestra na PUC-Rio
Blogueiros conquistam fama além do ambiente virtual
Lúcio Mauro Filho fala sobre sua trajetória na TV
Há 25 anos Correios realizam sonhos de crianças
Alunos da PUC desenvolvem projetos de educação ambiental
Árvores danificam calçadas da cidade
Pesquisadores da PUC discutem impactos de Mariana
Especialistas analisam fatores que dificultam o acesso à água
Grupo cria startup de capital coletivo para causas sociais
Mudança de hábitos alimentares aquece mercado vegano
Mudança de hábitos alimentares dos brasileiros impulsiona mercado de bens e serviços veganos
Especialistas esclarecem dúvidas sobre o Aedes Aegypti
Cresce o número de plásticas em idosos e adolescentes
"Costurando Histórias" aposta no trabalho manual como terapia
João Pedro Diaz cria suspense em torno de objeto misterioso
Curta conta histórias de uma tradicional família de fotógrafos
Rafaella Buzzi produz documentário que discute TDAH
Daniel Guerra fala sobre artes marciais em documentário
Pedro Elias retrata vida de funcionário de centro ortopédico