"Game over”, “next level”,“restart”, “checkpoint”: que nosso vocabulário vem sendo – cada vez mais! – invadido por palavras estrangeiras, disso nós já sabemos, mas o fato é que elas ganharam novos significados a partir da segunda metade do século passado. A disseminação dos jogos eletrônicos trouxe mudanças que afetam desde as artes até a educação, por exemplo.
A missão da Eclética 39 é realizar uma análise tridimensional sobre o universo dos games e refletir sobre os impactos que essa nova experiência causa na sociedade. Para cumprir essa tarefa – quase homérica –, pesquisamos a históriae o surgimento dos games; elencamos os títulos clássicos inquestionáveis; analisamos como os jogadores de videogame se percebem na sociedade; investigamos os aspectos artísticos dessa nova mídia, e muito mais. Além disso, apontamos algumas tendências emergentes, como o crescimento dos jogos móbile e dos e-sports.
Pronto para embarcar nessa aventura com a gente? Então dê “start” e boa leitura!
Revista Eclética nº 39 completa
- Da sala de aula
Tudo o que você queria saber sobre videogames e não sabia a quem perguntar
- Da sala de aula
- Da sala de aula
- Da sala de aula
Os gamers de um jeito que você nunca viu
- Da sala de aula
Lugar de mulher é... Jogando com os homens, claro!
- Da sala de aula
Quando a brincadeira vira lucro
- Da sala de aula
- Da sala de aula
- Da sala de aula
- Da sala de aula
Por dentro das cifra$ e cenários do e-sports