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Rio de Janeiro, 9 de outubro de 2024


Revista Eclética nº 39 completa

Cristina Matos - Da sala de aula


  "Game over”, “next level”,“restart”, “checkpoint”: que nosso vocabulário vem sendo – cada vez mais! – invadido por palavras estrangeiras, disso nós já sabemos, mas o fato é que elas ganharam novos significados a partir da segunda metade do século passado. A disseminação dos jogos eletrônicos trouxe mudanças que afetam desde as artes até a educação, por exemplo.

A missão da Eclética 39 é realizar uma análise tridimensional sobre o universo dos games e refletir sobre os impactos que essa nova experiência causa na sociedade. Para cumprir essa tarefa – quase homérica –, pesquisamos a históriae o surgimento dos games; elencamos os títulos clássicos inquestionáveis; analisamos como os jogadores de videogame se percebem na sociedade; investigamos os aspectos artísticos dessa nova mídia, e muito mais. Além disso, apontamos algumas tendências emergentes, como o crescimento dos jogos móbile e dos e-sports.

Pronto para embarcar nessa aventura com a gente? Então dê “start” e boa leitura!

Revista Eclética nº 39 completa

Tudo o que você queria saber sobre videogames e não sabia a quem perguntar

- Da sala de aula

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Brincadeira é coisa séria

- Da sala de aula

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A ascensão dos jogos mobile

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Os gamers de um jeito que você nunca viu

- Da sala de aula

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Lugar de mulher é... Jogando com os homens, claro!

- Da sala de aula

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Quando a brincadeira vira lucro

- Da sala de aula

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Game On ou Game Over?

- Da sala de aula

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Arte nos games

- Da sala de aula

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Vale a pena jogar de Novo

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Por dentro das cifra$ e cenários do e-sports

- Da sala de aula

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