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Rio de Janeiro, 27 de julho de 2024


Cultura

Jogo virtual, um novo rumo para a publicidade

- Do Portal

24/03/2008

Vestidos de brincadeira, avanços tecnológicos são capazes de virar o jogo. O poder de persuasão desta mistura foi ilustrado por Rui Piranda, vice-presidente de criação da Datamídia FCB/Draft, no seminário “Publicidade na era digital”, em 2007. Ele explicou como a Fiat adotou a receita para inverter uma imagem negativa e aumentar as vendas.

– Havia, principalmente na cidade de São Paulo, uma grande rejeição à marca. A juventude tem a idéia equivocada de que carros da Volks não quebram e da Fiat quebram. Então, resolveu-se lançar um jogo virtual estrelado por dois irmãos italianos, eles também virtuais, chamados Sofia e Lucca - contou o publicitário, no quinta palestra da série que discutiu a interação da comunicação social com as novas tecnologias digitais.

A história dos italianos virtuais foi o destaque do encontro mediado pelo professor Carlos Negreiros, do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio. O jogo serviu como peça de marketing para o lançamento, no Brasil, do modelo Idea Adventure. A iniciativa nasceu partiu da percepção da Fiat de que precisava conquistar o público jovem.

Sofia e Lucca ganharam página no site de relacionamentos Orkut, blogs, galeria eletrônica de fotos e uma série de aparatos tecnológicos para dar veracidade ao jogo – batizado de “Uma Passione”. Foram investidos R$ 2,3 milhões. Deu certo. A saga dos irmãos em busca de um tesouro perdido (obra de arte dividida em cinco partes) gerou boca-a-boca e rendeu novos “amigos jovens” à Fiat.

Piranda traduziu em números o sucesso do artifício de marketing. Durante os cinco meses em que a campanha esteve na rede, foram criadas 30 comunidades sobre o jogo. Sofia reuniu 1.200 amigos em sua página. Lucca, 1.800. Cerca de 700 internautas pediram camisetas com a estampa do jogo. Mais de 880 mil acessaram o site. E – talvez o mais importante – cerca de 200 compraram, naquele período, um carro zero quilômetro nas lojas da Fiat no país.