Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 17 de junho de 2024


Cultura

Festival de Adaptação aceita inscrições para oficinas

Stéphanie Saramago - Do Portal

21/06/2011

 Divulgação As inscrições para os cursos de Laboratório de Roteiros Longas-Metragens e Oficina de Criação Cinematográfica de curtas do Festival de Adaptação 2011 terminam no dia 30 de junho. Os interessados devem acessar o site do encontro. O processo de seleção escolherá seis argumentos de roteiro para participar do Laboratório e 20 participantes para a Oficina de Criação. Os cursos são gratuitos.

Esta é a segunda edição do Festival de Adaptação de literatura no cinema. O evento é dedicado à produção literária e cinematográfica latino-americana. As atividades do festival começam no dia 23 de agosto e vão até o dia 4 de setembro na Caixa Cultural do Rio de Janeiro. A Oficina de Produção de curtas, porém, tem início no dia 1º de agosto e vai até o dia 13 no campus da PUC-Rio. Os participantes da oficina vão fazer quatro curtas-metragens baseados em um só conto, escrito exclusivamente para a oficina pelo escritor João Paulo Cuenca.

Os seis argumentos selecionados para o Laboratório de Roteiros serão analisados individualmente pelo diretor Walter Lima Jr., pelo roteirista David França e pela roteirista mexicana Paz Alicia Garcia durante o evento. 

O Festival de Adaptação vai promover uma mostra de filmes adaptados raros ou nunca exibidos no país, com debates após as exibições. Filmes brasileiros também estão na programação, como as duas versões adaptadas da obra Brás Cubas, de Machado de Assis: "Memórias Póstumas" (2001), de André Klotzel, e “Brás Cubas" (1985), de Julio Bressane. A programação completa da Mostra de Filmes e dos debates estará disponível no site do evento.