Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 25 de junho de 2022


Cultura

Real Gabinete Português oferece bolsas de pesquisa

Mauro Pimentel - Do Portal

12/05/2011

O Real Gabinete Português de Leitura oferece bolsas de pesquisa sobre as relações luso-brasileiras em diferentes áreas. Os interessados nas seis vagas de pesquisador-júnior devem escolher entre literatura, história, relações internacionais, arquitetura e urbanismo, sociologia e serviço social ou administração e economia. Será escolhido um candidato para cada área.

Segundo Orlando Inácio, gerente administrativo do RGPL, a intenção do projeto é buscar excelência acadêmica e fomentar as ligações entre Brasil e Portugal.

– Vamos primar pela qualidade. Pela excelência na pesquisa – disse Inácio.

O interessado precisa estar matriculado num curso de graduação ou de pós-graduação de alguma universidade do estado do Rio de Janeiro. As inscrições vão até o dia 20 de junho, na secretaria do RGPL, todos os dias, de 9h às 18h. Os aprovados receberão bolsa-auxílio de R$500 mensais, por no máximo doze meses, começando no dia 1º de agosto.

Entre as exigências do RGPL, está o destaque ao acervo da casa na pesquisa final. Além disso, o resultado da pesquisa deve estar apto para publicação. Os aprovados serão monitorados através de relatórios trimestrais e de exposição pública das conclusões parciais de suas pesquisas. Para acessar a íntegra do edital, visite a página do Real Gabinete Português de Leitura.