Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 19 de abril de 2024


Cidade

Simplicidade e tradição temperam receitas de Páscoa

Carina Bacelar e Carolina Bastos - Do Portal

20/04/2011

 Carolina Bastos

Se o chocolate é marca registrada da Páscoa, reuniões em torno da mesa também compõem o cardápio de tradições. Algumas famílias não abrem mão do peixe na Semana Santa, mas há os que decidem inovar. Para afagar os diferentes paladares – e renovar os sabores desta data especial –, o Portal PUC-Rio Digital preparou um cardápio completo, com entrada, prato principal e sobremesa. As receitas foram criadas por Severina de Oliveira, dona e chef do restaurante Couve-Flor, e Eliane Bezerra, responsável pelas refeições servidas no restaurante Na Medida.

Severina destaca os frutos do mar, especialidades recorrentes na época. Para os vegetarianos ou adeptos à massa, ela recomenda o penne à la rabiata. A receita é simples: basta cozinhar a massa e acrescentar o molho à base de azeite, manjericão, cebola, tomate e outros temperos da preferência de cada um. "Para quem gosta, a pimenta cai muito bem nesse prato", acrescenta a chef. As sugestões harmonizam tradição e simplicidade:

Entrada: Salada de palmito e bacalhau (sugestão da chef Eliane Bezerra, do Na Medida):

Rendimento: de 6 a 8 pessoas.

Ingredientes:

300 gramas de vagem cozida;

200 gramas de palmito picado;

200 gramas de tomate sem casca picado;

Manjericão ou salsa a gosto;

300 gramas de bacalhau desfiado cozido;

Azeite a gosto.

 Luisa Nolasco

Modo de preparo:

Cozinhe o bacalhau colocando as postas para ferver em forno médio por 5 minutos. Repita esse procedimento. Ele é importante para tirar o excesso de sal do peixe. Depois, misture os demais ingredientes e sirva temperado com sal e azeite de oliva a gosto.

Autora da receita, Eliane explica que a entrada é "perfeita para a ocasião" por conter ingredientes típicos, como o peixe, e ser um prato leve para equilibrar os excessos da Páscoa:

– Para quem gosta de uma salada levinha, seria ideal. Não tem carne, e o bacalhau dá um sabor.

 

Prato principal: Salmão recheado com alho poro (sugestão da chef Severina de Oliveira, do Couve Flor):

Rendimento: até 10 pessoas.

Ingredientes:

2kg de salmão limpo;

Limão, alho e cebola a gosto.

Ingredientes do Recheio:

1cebolas grande;

2 talhos de alho poro;

2 colheres de sopa de azeite. 

 Carolina Bastos 

Modo de preparo:

Tempere o salmão a gosto e deixe-o marinando por 24 horas. Pique as cebolas e os talhos de alho poró em pedaços bem pequenos e misture-os em uma frigideira com o azeite. Depois de marinado, recheie o salmão e leve-o ao forno para assar até que fique dourado.

Sugestões de acompanhamento: Arroz de brócolis ou salada verde.

 

Sobremesa: Rabanada tradicional (sugestão também de Severina de Oliveira).

Rendimento: até 8 pessoas.

Ingredientes:

1 pão de rabanada;

4 ovos;

1 lata de leite condensado;

500 ml de leite integral;

3 litros de óleo.

Modo de preparo:

Descasque o pão de rabanada e corte em rodelas de 3 cm. Deixe o pão dormir por um dia. Severina destacou que esse recurso deixa o pão mais firme para o resto da receita.

Junte o leite integral ao leite condensado e umedeça o pão dormido com a mistura. Bata somente a clara do ovo em neve; quando ficar homogêneo, acrescente as gemas. Empane o pão com essa mistura dos ovos e depois leve para fritar no óleo. Aqueça a panela 10 minutos antes. Para ficar mais saboroso, Severina recomenda uma mistura de açúcar e canela a gosto e para cobrir a rabanada depois de frita. A rabanada deve ser servida em temperatura ambiente.

chef lembra que a rabanada, embora seja mais associada ao Natal, é uma receita festiva. Assim, é indicada para ocasiões especiais como o domingo de Páscoa.

– A maior tradição pertence ao Natal. Mas isso não quer dizer que a rabanada não encaixe perfeitamente em outros feriados.

Sugestão de acompanhamento: Sorvete de creme.