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Rio de Janeiro, 20 de abril de 2024


Cidade

Assinaturas e debate tentam salvar metrô para a Gávea

Carolina Bastos - Do Portal

15/04/2011

 Carolina Bastos

Com a Gávea fora da Linha 4 do Metrô, o vereador Carlo Caiado organiza um abaixo-assinado nos arredores da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro para reivindicar a manutenção do projeto original, que previa uma estação no bairro. Apoiada pela Associação de Moradores, a iniciativa espera recolher em torno de 20 mil assinaturas até o fim do mês. O ojetivo é apresentá-las ao Ministério Público estadual para "sensibilizar" o governo a rever os planos. Há cerca de um mês, o secretário de Tranportes, Julio Lopes, informou que, devido ao "cronograma apertado", o novo trecho entre Ipanema e Barra não contaria mais com a estação da Gávea. 

Na próxima segunda-feira, dia 18, haverá um debate aberto ao público sobre a Linha 4 do metrô. Marcado para as 18h, no Clube de Engenharia (Avenida Rio Branco, 124, 25º andar, Centro), reunirá o secretário Julio Lopes; o geógrafo Ricardo Lafayette, representante das associações de moradores que assinam o manifesto "Metrô Linha 4 que o Rio precisa"; Miguel Bahury, ex-presidente do Metrô Rio, Ex-secretário municipal de Transportes e conselheiro do Clube de Engenharia; e Bento Lima, diretor de Engenharia da Rio Trilhos.

 
– Acredito que diante de tantas assinaturas que planejamos recolher, conseguiremos reverter esse quadro – afirma Caiado.

 Carolina Bastos 

Formado em administração pela PUC-Rio, Caiado diz que "entende como os estudantes serão afetados" caso não haja a estação na Gávea. "O trânsito vai aumentar. Nós precisamos do metrô na PUC”, defende. Ele argumenta, no entanto, que a reivindicação é abrangente:

– Toda a Zona Sul fica afetada, e a Barra também está nos apoiando. Temos moradores de todos os bairros contribuindo com a nossa movimentação.

Moradora de Ipanema, a estudante de comunicação Samira Shalon, de 20 anos, conta que demora "mais de uma hora todos os dias para chegar à universidade". Ao assinar o manifesto, ela qualificou de “incontestável” o desejo de o metrô passar pela Gávea:

– O governo tem que escutar nossas necessidades. A construção dessa estação é indispensável. Eu moro perto e demoro muito para chegar. Imagina quem mora longe...

 Carolina Bastos

Nas primeiras duas horas da mobilização, na quinta-feira, foram obtidas aproximadamente 200 assinaturas. A tenda do abaixo-assinado está instalada próximo ao estacionamento e do portão principal da universidade. 

Veja aqui a cobertura feita pela equipe de televisão do Portal PUC-Rio sobre o abaixo-assinado.

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No começo de março, a Secretaria Municipal de Transportes divulgou o trajeto da Linha 4 do metrô do Rio de Janeiro, que ficaria pronto em 2015. Ligaria Ipanema a Leblon, Gávea, São Conrado e Barra da Tijuca. Recentemente, o governo mudou os planos e anunciou que o metrô só estaria aberto para circulação em maio de 2016. O secretário Júlio Lopes, secretário estadual de Transportes, afirmou que “a complexidade do projeto torna o cronograma apertado demais para concluir a Estação Gávea dentro desse período”. Foi decidido, também, que a Linha 4 seria uma extensão da Linha 1, com tarifa regular (R$ 3,10).

Se a Estação Gávea voltar ao roteiro, ficará entre o terminal de ônibus e o estacionamento da PUC-Rio,  não na Praça santos Dumont ou em parte do terreno do 23º Batalhão da Polícia Militar, como vinha sendo estudado. Enquanto isso, a Linha 4 está planejada para operar com as outras cinco novas estações: Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema; Jardim de Alah; Praça Antero de Quental, no Leblon; São Conrado, próximo à Rocinha e Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca.