Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 21 de julho de 2024


Campus

FNPJ promove reunião de pesquisadores

Gustavo Rocha - Do Portal

07/04/2011

A troca de informações, experiências e metodologias de pesquisa e ensino em jornalismo é o objetivo do 5º Encontro Rio-Espírito Santo de Professores de Jornalismo, a ser realizado no dia 27 de maio, na Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCS/Uerj). Alunos de graduação têm entrada gratuita, desde que inscritos até a referida data.

No encontro, serão apresentados relatos de experiências e comunicações científicas divididos em seis campos distintos: Jornalismo e Cidadania, Produção Laboratorial em Jornalismo, Teorias e Metodologias de Pesquisa em Jornalismo, Ensino-Aprendizagem em Jornalismo, Atividades de Pesquisa e Extensão, Convergência Midiática e Jornalismo e Mercado de Trabalho. A iniciativa também pretende elaborar uma agenda regional para a categoria.

Com o tema “A formação superior como elemento constituinte e legitimador do campo do Jornalismo”, o evento é preparatório ao encontro do Fórum Nacional dos Professores de Jornalismo (FNPJ), que será realizado em Uberlândia (MG), em 2012. Segundo o site do FNPJ, as discussões promovidas no encontro são importantes “diante da precarização do mercado de trabalho na chamada mídia de referência (ou grande imprensa) e da ameaça à institucionalidade da formação superior específica”. Os docentes e pesquisadores interessados podem consultar a programação do encontro e inscrever seus trabalhos até o dia 18 de abril.