Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 26 de junho de 2022


Cultura

'Folha' disponibiliza 90 anos de arquivo

Gabriel Picanço - Do Portal

04/04/2011

 Mauro Pimentel

Com todo conteúdo de nove décadas do jornal Folha de S. Paulo, está no ar desde o início do ano o site Acervo Folha. Após um ano de trabalho e 3 milhões de reais em investimento, o projeto digitalizou 1,8 milhão de páginas, percorrendo todos os 90 anos da história do grupo Folha de São Paulo e dos seus três jornais: Folha da Manhã, fundado em 19 de fevereiro de 1921, a versão vespertina, Folha da Noite, criada em 1925, e a Folha de S. Paulo, inaugurada em 1960.

Segundo Carlos Kauffmann, gerente do Banco de Dados da Folha, o trabalho de digitalização foi feito em geral utilizando os microfilmes de cada uma das edições dos jornais. Alem desse processo, foram feitas digitalizações a partir de versões em papel de alguns suplementos como o Guia da Folha e Revista da Folha e as versões em PDF armazenadas diariamente pelo jornal desde 2003.

– A imensa maioria das páginas foi digitalizada a partir da cópia microfilmada do jornal. Nós temos toda a série do jornal micorofilmada. Se isso fosse feito a partir do papel, página por página, demoraria muito mais e seria muito mais complicado.  

O processo de captura em microfilme começou na década de 1980 e foi essencial para a realização do acervo. Segundo Kauffmann, a microfilmagem ainda continua sendo o melhor formato para a preservação da história do jornal:

– Isso é um trabalho que vem de longe. A microfilmagem, que é o pré requisito para acontecer a digitalização, começou desde a década de 1980. Atualmente ainda microfilmamos o jornal, além de darmos saída em PDF e a edição eletrônica. Mas até hoje utilizamos o microfilme que é um formato de preservação com vida útil bem maior que o papel impresso.

No site, é possível fazer a pesquisa de termos filtrando por cada um dos três jornais, pela data, caderno ou tema. Por exemplo, ao digitar o termo “Ato Institucional” no campo de buscas, com três cliques pode-se ler a histórica edição de 14 de dezembro de 1968, um dia após o AI-5 entrar em vigor. Na mesma página da manchete do dia, encontra-se um anuncio do inicio das obras do metrô de São Paulo.

Por enquanto, o acesso ao site é gratuito, mas em breve se tornará exclusivo para os assinantes das versões on-line ou impressa da Folha de S.Paulo.