Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 21 de julho de 2024


Campus

PUC inova com recurso de consulta online em celulares

Caio Lima e Igor de Carvalho - Do Portal

17/03/2011

 Carolina Bastos

Alunos e professores da PUC-Rio ganharam uma nova forma para acessar as informações acadêmicas:  o PUC Online Móvel. A novidade possibilita consultas via smartphone e poderá incorporar outros serviços, como matrículas e transferências. Para o reitor da universidade, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., o lançamento desse recurso “marca o pioneirismo” da PUC na cidade do Rio de Janeiro".

A nova versão do PUC Online é mais simplificada do que a original. Estão disponíveis para alunos e professores consultas, por exemplo, a notas, nivelamentos e horários de aula. Para Lea Deborah Rejtman, coordenadora do Sistema de Adminstração Universitária (SAU) e uma das responsáveis pelo desenvolvimento da nova interface do site, a iniciativa ajusta-se às novas demandas do mercado:

– Essa foi uma oportunidade de disponibilizar em celulares parte das informações do PUC Online. Há uma tendência de as empresas estarem disponibilizando informações em aparelhos móveis.

Lea conta que para criar o novo site, exclusivo para telefones móveis, sua equipe aproveitou as características dos serviços apresentados pelo PUC Online, a sua lógica, mas com uma nova aparência, própria para celulares:

– Por enquanto, estarão disponíveis apenas consultas, como de notas, salas de aulas, nivelamentos. Outras opções do PUC Online tradicional, como matrícula e de-para, dependem de uma demanda da Vice-Reitoria Acadêmica, se ela considerar necessário.

Para o vice-reitor Acadêmico José Ricardo Bergmann, a universidade mostrou “agilidade em absorver as novas tecnologias”. Ele acredita que os aparelhos celulares transformaram-se em terminais de computadores:

– É importante porque facilita a visualização das informações acadêmicas para alunos e professores –resume.

Lea prevê que a inovação aumente o volume de acessos ao PUC Online. Especialmente por parte dos estudantes: 

–  Por exemplo: quando o aluno está em trânsito e fica naquela expectativa para saber a nota, ele não precisa chegar em casa. Agora, pode acessar diretamente de seu celular.

O site foi testado nos mais recentes aparelhos celulares com plano de dados ou dentro de rede de internet sem fio, como a Rede PUC, em todos os sistemas operacionais atuais. Aos que eventualmente não consigam acessar o endereço via smartphone, Lea pede para entrarem em contato com o Sistema de Adminstração Universitária (SAU), no RDC, para que sejam feitos os ajustes necessários. 

Para ter acesso à nova opção de PUC Online, basta digitar o endereço www.puc-rio.br: o usuário será direcionado para uma página na qual ele terá de escolher entre o login para aluno ou para professor. Nesta mesma página, também será possível entrar no modelo convencional do PUC Online.