Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 25 de abril de 2024


Campus

Luiz Roberto Cunha volta ao decanato do CCS

Glaucia Marinho - Do Portal

13/03/2008

 Thiago Castanho

Tomou posse na última quinta-feira, dia 28, o novo decano do Centro de Ciências Sociais (CCS) da PUC-Rio, o professor Luiz Roberto Cunha, que volta ao cargo depois de tê-lo exercido entre 1989 e 1999 e substituirá a década Gisele Cittadino. Ela deixa o decanato depois de 10 anos de trabalho. “Você conhece o limite dos ombros e o percalço da estrada”, disse o vice-reitor, Pe. Josafá Carlos de Siqueira, em cerimônia que contou ainda com a presença do vice-reitor comunitário, Augusto Sampaio, entre decanos e diretores de departamentos e institutos.

Em seu discurso de posse, o economista Luiz Roberto Cunha fez um breve resumo de sua carreira, falando da importância das pessoas na construção da universidade e de três jesuítas que foram importantes para sua formação, Pe. Antônio Benko, na formação espiritual, Pe. Raul Laranjeira de Mendonça, como cidadão, e Pe. Antônio Amaral Rosa, no início da Universidade. Cunha lembrou ainda sua participação no desenvolvimento do curso de pós-graduação em Gestão de Riscos Financeiros e Atuariais (IAPUC) e na montagem do Projeto São Bento. Ele finalizou o discurso agradecendo a Deus a oportunidade de servir a PUC-Rio e o apoio da família, presente na posse.

O novo decano anunciou novos projetos na administração do Centro, como a coordenação de projetos ambientais e sociais e a discussão sobre questões urbanas, para a qual o CSS conta com o apoio da professora Maria Alice Resende de Carvalho, pesquisadora do IUPERJ. Cunha falou ainda da importância do Pólo São Bento, em Duque de Caxias, Baixada Fluminense, que já está em funcionamento, com cursos de extensão nas áreas de Educação, Psicologia, Serviço Social e Direito.

Esta é a quarta vez que Luiz Roberto Cunha assume um cargo administrativo na universidade. Se depender dele, será a última, porque um de seus objetivos nos próximos dois anos será revitalizar e aumentar o número de professores do CCS que exercem cargos administrativos na universidade. Em 1966, Luiz Roberto Cunha entrou na PUC-Rio como aluno do curso de Economia. No início da década de 1980, assumiu o cargo de controle de preços industriais, no Ministério da Fazenda. Em 1986, Luiz Roberto Cunha aceitou o convite para torna-se vice-reitor administrativo e, um ano depois, assumiu um cargo no Governo do Estado do Rio de Janeiro. Sempre lecionando, Luiz Roberto Cunha foi decano do Centro de Ciências Sociais entre 1989 e 1999, quando voltou a ser vice-reitor administrativo.

Quem sai

A despedida da professora Gisele do decanato começou com um agradecimento do vice-reitor Pe. Josafá, que falou da gratidão pela sua dedicação e pelo seu empenho acadêmico e administrativo na condução do CCS. Segundo o ele, a professora conseguiu entender a dimensão do Centro e colocar o CCS “no coração da universidade”, mantendo-se sempre aberta para apoiar os menores departamentos.

Logo depois, a professora Gisele fez um pronunciamento agradecendo a todos que a ajudaram nesses quase dez anos à frente do Decanato. Ela falou também sobre a dificuldade de trabalhar em um Centro com cursos tão distintos como Administração, Economia, Direito e Comunicação. Durante sua gestão, foram criados os programas de pós-graduação nos departamentos de Comunicação, Geografia e Sociologia, que hoje oferecem cursos de mestrado

Segundo Gisele, o Conselho de Departamentos foi importante para manter a unidade política do CCS. Depois de 10 anos de Decanato, a professora volta para o departamento de Direito. Em momento de descontração, Pe. Josafá explicou o por que o Reitor Pe. Jesús Hortal, não estava presente na cerimônia:

- Como todos os caminhos levam a Roma, Pe. Jesús Hortal pegou um desses caminhos e foi a um encontro de universidades católicas.