Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 20 de maio de 2024


Campus

Novo diretor da Teologia planeja atrair mais alunos

Igor de Carvalho - Do Portal

23/02/2011

Luísa Nolasco

O padre Geraldo Dondici Vieira assumiu nesta terça-feira a direção do Departamento de Teologia da PUC-Rio. Em cerimônia que reuniu o reitor, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., e os principais representantes da universidade, padre Geraldo afirmou que seus principais esforços estarão voltados para o aumento do número de alunos da graduação (em torno de 150), por meio de "uma maior divulgação do curso e de ações para atrair novos estudantes".

O novo diretor reconheceu que o curso de Teologia é “complicado“, pois não proporciona um retorno profissional semelhante ao de outras carreiras. Para ele, uma das possíveis maneiras de atrair alunos é a concessão de bolsas:

– O curso de pós-graduação já atrai muitos alunos. É preciso oferecer alguns atrativos para buscar mais alunos para a graduação.

A renovação do quadro de professores e o fortalecimento da cultura religiosa também fazem parte das  metas de Geraldo Dondici Vieira, que substituiu padre Paulo Cezar Costa. Os objetivos foram endossados pelo reitor da PUC-Rio, padre Josafá, S.J:

– Ampliar o número de alunos na graduação; manter a qualidade acadêmica do departamento; aumentar a presença dos professores no departamento; apoiar o bom nível da cultura religiosa; renovar o corpo docente; apoiar o 7° Mutirão Brasileiro de Comunicação; promover a discussão sobre a comunicação e a fé são algumas coisas que podem ser colocadas em prática.

Sobre o convite para assumir a direção do Departamento de Teologia, padre Geraldo disse ter agido de forma "natural", apesar de ter ficado surpreso. Por estar vinculado à Arquidiocese de Juiz de Fora, achava que havia "pessoas mais disponíveis para o cargo".

– Mas fiquei muito feliz – comentou.

Diante dos diretores, professores e estudantes reunidos na cerimônia de posse, padre Josafá destacou a disponibilidade de Geraldo Dondici e a vontade dele de permanecer no Rio de Janeiro e na PUC:

– Padre Geraldo sempre se mostrou muito disponível. Falando com as pessoas do departamento, percebi o quanto ele é querido aqui.

O reitor também ressaltou o trabalho "bonito" do ex-diretor Paulo Cezar Costa à frente do curso de Teologia:

– Ele [Paulo Cezar] sempre apoiou as atividades acadêmicas da PUC-Rio, e também teve um papel importante na escolha do novo diretor.`

Ao assumir pela primeira vez um cargo de direção, padre Geraldo Dondici disse que espera contar com o "apoio de todos da PUC-Rio":

– Ainda não tinha vivido uma experiência de uma universidade. Vim direto do seminário. Peço a compreensão de todos por ser o meu primeiro trabalho de direção. Agradeço aos meus alunos e ao padre Josafá.

A cerimônia realizada na sala do Conselho Universitário reuniu o ex-reitor padre Jesús Hortal Sanchez, S.J., os vice-reitores padre Francisco Ivern Simó, S.J., Luiz Carlos Scavarda (Assuntos Administrativos), Augusto Luiz Duarte Lopes Sampaio do Carmo (Assuntos Comunitários), Sergio Bruni (Assuntos de Desenvolvimento), o decano do Centro de Teologia e Ciências Humanas, professor Paulo Fernando Carneiro de Andrade, professores, alunos e funcionários do curso de Teologia. Depois da posse, eles participaram de uma pequena confraternização no Salão da Pastoral.