Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 22 de maio de 2024


Campus

Universidade recebe calouros na segunda-feira

Carolina Bastos e Luisa Nolasco - Do Portal

18/02/2011

 Mauro Pimentel

Na próxima segunda-feira, 21 de fevereiro, o campus da PUC-Rio irá receber os calouros do primeiro semestre de 2011. A recepção, que reúne os eventos em torno do "Meu primeiro dia na PUC", costuma ocorrer no início das aulas, com uma série de palestras e visitas guiadas aos lugares mais importantes da universidade.

Segundo o coordenador de Educação Física e de Atividades Estudantis da Vice-Reitoria Comunitária, Renato Callado, a ideia do projeto é facilitar o processo de adaptação dos alunos recém-chegados, promovendo uma integração simultânea dos calouros com os professores, com a administração da PUC e com os veteranos de cada curso.

Cada decanato organiza a sua própria programação de acordo com a demanda dos alunos e o perfil do curso. A vice-decana e coordenadora setorial de graduação do Centro de Ciências Sociais (CCS), Daniela Trejos, explica que o Departamento de Comunicação Social terá uma recepção exclusiva, já que o curso possui cerca de 240 calouros por período. Os demais cursos do CCS seguirão a programação normal, com uma palestra conjunta no Ginásio e visita aos respectivos departamentos.

– A programação vem sendo aperfeiçoada a cada semestre. Desta vez, a Biblioteca Central se ofereceu para enviar um representante à palestra, que explicará aos calouros como funciona o sistema de cadastramento na Biblioteca – conta Daniela Trejos.

A coordenadora do Decanato do Centro Técnico Científico (CTC), Carmen Fagundes, garante que a cada período eles reavaliam o evento, coletando informações e sugestões dos próprios alunos. Com as críticas do ano passado sobre a extensão das palestras por uma semana, a recepção foi reduzida a dois dias.

– Nosso objetivo é garantir que os alunos estejam bem informados e sintam-se acolhidos pela universidade. Nesse período introduzimos novas palestras que denominamos “Palestras sobre Oportunidades”. A intenção é fazer com que o aluno tenha um conhecimento prévio das inúmeras chances que ele tem de se destacar no curso, como possuir uma bolsa de Iniciação Científica, participar de Dupla Diplomação ou incubar sua empresa – explica a coordenadora.

Durante as palestras, o vice-reitor Comunitário Augusto Luiz Sampaio e os diretores dos decanatos explicarão aos calouros como funciona a estrutura administrativa da PUC, o sistema PUC Online, as principais regras do sistema de avaliação, o que é e qual a importância do Coeficiente de Rendimento (CR) e o que faz o Departamento de Admissão e Registro (DAR). Renato Callado ressalta que cada área da Vice-Reitoria explicará o funcionamento das suas atividades, com uma prévia introdução do vice-reitor.

– A ideia é apresentar aos calouros todas as nossas funções, como a bolsa estudantil e o trabalho de comunicação com os estudantes e com os funcionários. O calouro ficará ciente de todos os tipos de bolsas disponíveis, como a FIES, o financiamento da Caixa Econômica Federal e a bolsa esportiva. Além disso, a Coordenação de Educação Física irá ressaltar a importância da atividade física na universidade e os eventos esportivos (torneios e competições externas). A Coordenação de Atividades Comunitárias e Culturais, o CACC, vai falar sobre o trote solidário, as atividades culturais extracurriculares e o coral. Vamos explicar o que é a Vice-Reitoria Comunitária e convidaremos os calouros a nos procurar caso ainda permaneça alguma dúvida – explica o coordenador das Atividades Estudantis.  

O calouro que não puder comparecer ao “Meu primeiro dia na PUC” pode recorrer posteriormente ao departamento do seu curso para obter o mesmo material entregue no dia da recepção e todas as informações necessárias para seu desenvolvimento acadêmico. Entretanto, Renato Callado explica que a presença dos calouros é de extrema importância, já que o evento é justamente para entender o funcionamento da universidade:

–  Eu já fui calouro um dia e, como a maioria, cheguei querendo conhecer a faculdade para não me sentir perdido mais para frente. Com o “Meu primeiro dia na PUC”, a universidade oferece uma oportunidade de estabelecer um contato com o coordenador do seu próprio curso, com o departamento em geral, com a Vice-Reitoria Comunitária, com a sala de aula e com os outros alunos. É importante saber onde fica o RDC, a alimentação, a biblioteca. Se virar na PUC vai ficar mais fácil para o calouro – justifica.

A programação do "Meu primeiro dia na PUC" começa às 8h30 no Ginásio, com as atividades do Centro Técnico Científico (CTC) e será concluído por volta das 17h com as visitas aos departamentos do Centro de Ciências Sociais e do Centro de Teologia e Ciências Humanas. Ao meio-dia, todos os calouros da PUC-Rio e seus familiares estão convidados para uma missa na Igreja Sagrado Coração de Jesus.

 

Para os calouros do Centro Técnico Científico:

8h30 – Palestras, atividades e visitas guiadas, com início no Ginásio da PUC-Rio.

9h30 – Recepção dos alunos pelo vice-reitor Comunitário no Ginásio da PUC-Rio.

 

Para os calouros do Centro de Teologia e Ciências Humanas:

13h15 – Recepção dos alunos pelo vice-reitor Comunitário no Ginásio da PUC-Rio.

14h30 – Recepção dos alunos por seus respectivos departamentos nos locais abaixo indicados:

  • Artes Cênicas – Sala 144 – Edifício Cardeal Leme
  • Design – Auditório do RDC
  • Filosofia – Sala 1154 – Edifício Cardeal Leme
  • Letras – Sala 114 – Edifício Cardeal Leme
  • Pedagogia – Sala 464 – Edifício Cardeal Leme
  • Psicologia – Auditório Padre Anchieta
  • Teologia – Sala 522 – Edifício Cardeal Leme

 

Para os calouros do Centro de Ciências Sociais (exceto Comunicação Social):

15h30 – Recepção dos calouros de Administração, Direito, Economia, Geografia e Meio Ambiente, História, Relações Internacionais, Sociologia e Política e Serviço Social pelo vice-reitor Comunitário no Ginásio da PUC-Rio.

16h15 – Visita aos respectivos departamentos.

 

Para os calouros de Comunicação Social:

14h15 – Recepção dos alunos de Comunicação Social no Ginásio da PUC-Rio.

15h00 – Visita ao Departamento de Comunicação Social.