Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 24 de abril de 2024


Cidade

Leque e chapéu ajudam a manter a elegância no verão

Carolina Bastos e Fernanda Miranda - Do Portal

17/01/2011

Mauro Pimentel

Enquanto os termômetros ultrapassavam os 30 graus, os desfiles do Fashion Rio antecipavam o inverno ao longo da semana passada. Mas nem sempre as tendências da moda resistem aos humores do clima, aos hábitos da população e ao desejo de conforto. Especialistas acreditam que esse verão se caracterize pelo casamento entre a elegância ditada pelas passarelas e a sonhada comodidade.

Um dos símbolos dessa união vem do passado. O leque, muito utilizado pelas elites europeias do século XVII até meados do século XX, volta à cena nesta estação. Encontrado em diversas cores e estampas, o clássico acessório incorpora avanços tecnológicos. A professora de Design de Moda da PUC-Rio e consultora de tendências Cidda Siqueira diz que o leque é indispensável na bolsa da mulher elegante, pois não ocupa espaço e pode "salvá-la em situações inesperadas", quando, por exemplo, o ar-condicionado não dá conta ou é inexistente:

A linguagem dos leques

- Esconder os olhos com o leque aberto = Te amo.
- Andar com o leque aberto na mão esquerda = Se aproxime.
- Girar o leque na frente do rosto com a mão esquerda = Amo outra pessoa.
- Leque aberto no colo = Quando nos veremos?
- Tocar o cabelo com o leque fechado = Não me esqueça.
- Abrir e fechar o leque = Adeus.
- Apoiar o leque no lado direito da face = Sim.
- Apoiar o leque no lado esquerdo da face = Não.
-
Abrir e fechar o leque várias vezes = Você é cruel.
Andar na sala (ao entrar) abrindo e fechando o leque = Hoje não vou sair.
- Tocar o leque aberto com as pontas dos dedos = Preciso falar com você.

– O leque é cheio de simbolismo. Tem uma linguagem própria, interessante e fetichista. Entre suas funções, a sedução aparece como uma das mais utilizadas – observa a especialista (veja o dicionário do leque no quadro ao lado).

Outras peças antigas, algumas dos anos 1980, voltam a fazer sucesso. A saia de cintura alta, resgatada na primavera-verão de 2010, ganha mais opções: com rendas, babados e tecidos esvoaçantes. Os anos 80 trouxeram também as camisetas largas e rasgadas, geralmente lisas ou listradas. Podem ser usadas em cima de regatas, pois costumam ser mais curtas.

O chapéu, igualmente útil para emprestar elegância ao combate contra o calor, ganha força. Não deve ser considerado só um acessório, orienta Cidda. O chapéu, lembra a professora, pode modificar toda a roupa, basta saber usá-lo da maneira correta. Ela incentiva o uso não apenas na praia e em caminhadas na orla, mas também nas ruas.

– Vamos combinar que o chapéu dá um charme especial a qualquer look quando bem escolhido. Encontramos uma variedade deles no mercado – diz a especialista.

A estudante de design de moda Jasmin Rocha, de 20 anos, aprova o resgate do acessório:

– O chapéu vem sendo essencial nessa temporada de calor. Além disso, você pode brincar com ele nas mais variadas produções, usando os coloridos, os de crochê, os famosos de panamá e aqueles com ar retrô.

Saias, camisetas, leques e chapéus – peças em alta neste verão. E as cores? A estação segue a tendência da moda nude trazida pelo outono-inverno de 2010. Tons pastéis, pérola, bege, gelo, rosados e cáqui estão entre os mais valorizados. Para quem tem a pele clara, especialistas recomendam a combinação cromática, mas sem neon ou preto. À noite, o visual é reforçado com acessórios dourados. De acordo com a consultora de moda Ana Lucia Pimparel, a moda nude veio com força, mas pode não resistir a estilos consagrados no verão: 

– O nude não valoriza muito as pessoas. Por isso, se você preferir os estampados, aposte nos vestidos florais. O verão é uma estação alegre, e merece cores, é só saber usar na medida certa – ressalva.

Na maquiagem, o delineador nunca é dispensado. Para realçar os olhos, são recomendadas sombras douradas. Mas a base deve ser discreta, sem muito blush, e batons claros. As unhas, também discretas, podem ser pintadas com tons pastéis, como bege ou perolado. 

Na chuva com leveza

A chuva, quase diária nesse início de verão, pode servir de inpiração para visuais criativos. As galochas, mesmo nos dias de tempestade, devem ser evitadas, dizem as especialistas. Para se proteger da chuva sem perder a elegância, tampouco a leveza típica da estação, são bem-vindos casaquinhos curtos, lenços ou até um cardigã. Se as temperaturas caírem, por que não arriscar a meia-calça? Não necessariamente preta e lisa. É possível  combinar uma meia-calça de rendas e bordados, de diferentes cores, com um vestido curto, saia ou short.

A busca do visual "perfeito" inclui aspectos que fogem às cartilhas de moda, como o orçamento e o senso prático. Ana Lucia sugere que o consumidor valorize itens que possam ser aproveitados na estação seguinte – como regatas nadadores, sobreposições, peças brancas e peças com detalhes em renda e tule. Para a consultora, moda não deve estar acimda de conforto: 

– Não vale a pena prejudicar o conforto para seguir a moda à risca, principalmente porque ela existe para ser interpretada. Por isso, em dias mais frios, vale lançar mão de uma jaqueta ou casaquinho para enfrentar a chuva. Nada de sandálias rasteiras. É é melhor optar por um tênis legal ou uma bota de cano baixo – indica.

Manual de "sobrevivência" indica tecidos naturais

Se o calor for insuportável, daqueles que derretem maquiagem, Cidda Siqueira dá algumas dicas para suportá-lo com elegância:

  • Uso de tecidos naturais (esqueçam os sintéticos que impedem a transpiração).
  • Uso de estampas ou roupas brancas, que disfarçam as manchas de suor.
  • Calçados confortáveis, como sandálias e sapatilhas, porque os pés tendem a inchar com o calor.
  • Decotes, alças, tomara que caia, vestidos curtos, shorts e corsets.
  • Para quem não tem corpinho escultural: vestido longo.
  • Cabelos: muitas presilhas, coques, rabos de cavalo e trança.
Três opções de visuais para usar neste verão:
 Arte e foto: Mauro Pimentel
Visual 1: Branco e renda estão em alta. A combinação com acessórios dourados dá um toque de cor ao visual mais limpo.
Visual 2: O chapéu branco empresta elegância ao vestido soltinho estampado, sempre bem vindo no verão.
Visual 3: O short jeans nunca sai de moda. A camiseta larguinha de listras combina conforto e leveza.