Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 19 de abril de 2024


Esporte

Torcedor sonha que Ronaldinho volte a ser Ronaldinho

Igor de Carvalho - Do Portal

11/01/2011

Mauro Pimentel

Depois de um mês de polêmicas, reviravoltas e acusações, a novela sobre o futuro de Ronaldinho Gaúcho acabou como queriam os dirigentes rugro-negros. O craque chega à Gávea com pompa de ex-melhor do mundo e rendimento em torno de R$ 1,5 milhão por mês. O assédio de pop star embala a expectativa por títulos. Revive também um sentido mítico, próprio aos grandes ídolos. Assim grande parte da torcida recebeu o acerto com o jogador, oficializado nesta segunda-feira. Alguns, talvez escaldados pelo fracassio na Copa de 2006, na Alemanha, escalam a prudência: lembram que, para se consagrar no Flamengo – e até voltar à seleção a tempo da Copa no Brasil  –, Ronaldinho terá de ocupar mais as manchetes esportivas do que o noticiário de celebridades. O Portal PUC-Rio Digital reúne opiniões de jornalistas e torcedores sobre a repatriação mais cara e badalada da história recente do futebol brasileiro.

Edson Mauro, jornalista esportivo  - "A aquisição de uma marca de peso internacional que vai dar ao Flamengo uma exposição imensa. Isso pode proporcionar a abertura de algumas portas para o clube a partir da exploração correta que o Flamengo pode fazer dessa contratação. Deve ser feito um contrato que trate dessa questão da vida social do Ronaldinho, para fazer com que ele cumpra. Todo mundo está percebendo que ele já chutou o balde em relação ao seu condicionamento, na percepção de que continua sendo um jogador de futebol. Essa questão deve estar implícita em alguma cláusula, porque ninguém é bobo de fazer uma contratação dessas, colocar um dinheiro todo como esse e você ter de repente um cara fugindo assim de suas mãos".

 Mauro Pimentel Carlos Eduardo Éboli, jornalista esportivo - "A vinda do Ronaldinho é muito boa para o futebol brasileiro. Ele é uma novidade no Brasil, uma marca forte no mercado. Ele tem condições de se destacar, mas fica aquela dúvida: vai se comprometer, voltar a ter uma postura profissional? Ronaldinho se entregou aos atrativos de uma vida luxuosa, às baladas. Nos últimos anos, nos acostumamos a falar pouco e mal dele. Se ele se comprometer, tem tudo para ser uma bela contratação. Fora de campo, o Flamengo vai ter um retorno garantido, uma imagem nova a ser explorada no mercado nacional. Mas o Flamengo precisa mudar sua filosofia, precisa mostrar comando ao Ronaldinho, mostrar que ele não pode ter um tratamento diferente dos outros em relação ao comprometimento. No futebol as coisas não simples assim. O jogador, quando é uma estrela, manda mais que o treinador".

Paulo César Ferreira Brito, ascensorista - "Achei excelente, um dos maiores jogadores do mundo jogando no seu clube. Ainda mais o Flamengo, que andava meio carente de um ídolo. Ele também o direito de se divertir, mas ele tem que saber separar isso da sua vida como jogador".

Felipe Costa, estudante de engenharia mecânica - "A contratação foi muito boa, o Flamengo estava precisando de um atacante. Para voltar a velha forma vai demorar um pouco, mas com o atual nível do futebol brasileiro, ele vai se destacar".

Carlos Augusto, ascensorista - "Foi bom para ele, porque vai ganhar um ótimo salário. As pessoas podem fazer várias faculdades e não ganharão um terço do que o Ronaldinho vai ganhar."

Marcelo Feijó, ex-aluno de comunicação social - "Todo mundo vai lotar o estádio para ver ele jogar, mesmo sem estar na melhor forma. Como torcedor rubro-negro, achei maneira a contratação, só espero que ele não se machuque tanto quanto o Ronaldo Fenômeno no Corinthians".

 Mauro Pimentel Augusto Sampaio, vice-reitor comunitário - "Não gosto desse tipo de esporte/comércio. Tendo toda sua história de formação no Grêmio, ficaria muito simpático voltar para o clube, mesmo por menos dinheiro. Gosto do do lado romântico do futebol, então um belo final de carreira seria ele jogando no Grêmio".

Maicon da Conceição, ascensorista - "Gosto do jogador, mas eu acho que é muito dinheiro envolvido. Ele pode fazer a diferença em qualquer time, mas não está na sua melhor fase. No Brasil não tem ninguém igual. Sendo flamenguista eu gostei, mas me preocupo pelo dinheiro que está sendo investido".

Pedro Moreno, estudante de comunicação - "O Flamengo fez uma grande contratação. O melhor lugar para ele seria Porto Alegre. Na Europa ele já não tem condições de jogar em alto nível, mas aqui ele tem essa condição".

* Colaboraram Gabriel Picanço e Gustavo Rocha.