Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 26 de junho de 2022


Cidade

Carioca terá semana de forte calor e mar calmo

Igor de Carvalho - Do Portal

10/01/2011

Mauro Pimentel

O calor que lotou as praias do Rio no fim de semana continuará no decorrer dessa semana e do próximo fim de semana. A máxima ficará, em média, em 35 graus, de acordo com o Climatempo. O meteorologista Alexandre Nascimento alerta, no entanto, para o risco de temporais:

– A temperaturas ficarão entre 34°C e 35 °C nessa semana, mas as chuvas voltam a partir de terça-feira. Periodos de chuva seguem até o início da próxima semana.

O sol forte predominante será acompanhado do mar calmo, com ondas de 0,5m a no máximo 1m. Contudo, nem todas as praias são recomendadas para banho. Segundo boletim do Instituto Estadual do Ambiente, a praia de Ipanema está liberada, com exceção do trecho próximo ao canal Jardim de Allah. Copacabana e Barra também apresentam-se liberadas com restrições (trechos com "extravazamento de águas pluviais" e entre o Quebre-mar e o Pepê, respectivamente). O banho nas praias do Leblon e de São Conrado não está recomendado.

A avaliação das águas é feita mensalmente, como determina a Resolução CONAMA N° 274. Com o auxílio de instrumentos específicos, técnicos analisam, por exemplo, a quantidade de bactérias encontrada em diferentes pontos da orla. Assim, apontam se as praias estão próprias ou impróprias para o banho.