Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 20 de maio de 2024


Campus

PUC vai aplicar R$ 6,5 milhões em infraestrutura

Evandro Lima Rodrigues - Do Portal

16/12/2010

 Bruno Pereti/Comunicar Convênio assinado hoje, pelo reitor da PUC, padre Josafá de Siqueira, S.J., e o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Luís Manuel Fernandes, garante à PUC-Rio R$ 6,5 milhões para investimentos em infraestrutura. Segundo o coordenador da Central de Planejamento e Avaliação Acadêmica da PUC, Luiz da Silva Mello, é a primeira vez que uma universidade particular é incluída neste tipo de financiamento, tradicionalmente restrito a instituições públicas. O vice-reitor para Assuntos Acadêmicos, José Ricardo Bergman, avaliou a parceria como o reconhecimento do poder público ao esforço universitário para o avanço da produção científica. 

Ainda de acordo com Bergman, os recursos servirão para "motivar internamente a universidade no aprimoramento do ensino e pesquisa de excelência":

 – Esse incentivo dará dinamismo às diversas linhas de pesquisa na instituição.

Ao todo, serão beneficiadas oito áreas da universidade: nanotecnologia, biotecnologia, tecnologia da informação e comunicação, educação, mais projetos de estudo sobre engenharia sustentável, sobre os integrantes do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), sobre robótica e sobre análise de risco financeiro.

Silva Mello destacou que, com os recursos provenientes do financiamento da Finep, será possível a aquisição de grandes equipamentos para as áreas de nano e biotecnologia. O aperfeiçoamento da infraestrutura de informática será aplicado na educação à distância. Novos computadores de alto desempenho serão usados no projeto de análise de risco.

Segundo o presidente da Finep, a concessão considerou a abrangência e a utilidade dos projetos. Todos associam-se à melhora do bem-estar e ao desenvolvimento do Brasil.

 Bruno Pereti/Comunicar – A relevância é um dos elementos analisados.  Avalia-se qual a relevância do projeto para o desenvolvimento do país e a sua articulação com projetos prioritários de políticas públicas – explicou Fernandes.

Os editais para investimento em infraestrutura nas universidades eram, tradicionalmente, exclusivos para instituições públicas. Neste ano, a Finep lançou pela primeira vez um edital beneficiando instituições privadas de pesquisa. Passará a ser permanente.

Segundo Silva Mello, a liberação dos recursos está prevista ainda para este ano. Serão aplicados na universidade ao longo de 2011 e 2012.