Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 21 de julho de 2024


Campus

CTC entrega prêmio Pierre Lucie 2010

Bruno Alfano - Do Portal

29/11/2010

 Isabela Sued Nesta sexta-feira (27/11), os professores Gilda de la Roque, do Departamento de Matemática, e Gláucio Lima Siqueira, do Centro de Estudos de Telecomunicações (Cetuc), receberam o prêmio Pierre Lucie 2010. Promovido pelo Centro Técnico Científico (CTC) da PUC-Rio, a homenagem destaca o trabalho dos professores pelas suas atuações junto aos alunos e também pelas melhorias implementadas nas disciplinas de graduação. O professor Reinaldo Calixto, decano do CTC, e a professora Noemi de la Rocque Rodriguez, vice-decana, compuseram a mesa que representou a universidade na ocasião da entrega do prêmio, junto aos professores José Ricardo Bergmann, vice-reitor Acadêmico, Augusto Sampaio, vice-reitor Comunitário, e Luiz Scarvada, vice-reitor Administrativo.   

Lançado em 2001, o prêmio é entregue a cada dois anos e foi criado em homenagem ao fundador do Instituto de Física e do Ciclo Básico do CTC da PUC-Rio, professor Pierre Lucie. Segundo Scarvada, a premiação é importante, pois constata a importância de educar na área de engenharia:

– É muito relevante a associação de um prêmio aos professores, pois valoriza a educação na engenharia – afirmou o vice-reitor Administrativo.

 Isabela Sued A primeira homenageada foi a professora Gilda de la Roque, que leciona há 40 anos na universidade. Doutora em Matemática pela Universidade da Califórnia (EUA), Gilda foi uma das pioneiras no uso dos computadores para o ensino do cálculo no Brasil. Atualmente, leciona Cálculo na PUC-Rio e coordena um projeto que promove a integração de tecnologia ao ensino da matemática na transição do ensino médio para o superior – abrangendo cerca de 500 alunos por semestre. Segundo a professora, a escolha de aliar ensino com pesquisa foi importante na construção de sua carreira.

– Na PUC, desempenhei atividades administrativas (diretoria de departamento, coordenações diversas), de ensino (graduação e pós-graduação) e de extensão (projetos variados de formação de professores) sempre com muita seriedade e dedicação. A integração que realizo, de ensino com pesquisa, me levou a conquistar uma posição de destaque na comunidade que se dedica à educação da matemática no país – afirmou Gilda.

Para a professora, o prêmio Pierre Lucie coroou sua carreira dentro da universidade:

 Mauro Pimentel – Foi com muita satisfação que recebi o reconhecimento da universidade ao meu trabalho de ensino e pesquisa de toda uma vida.

Outro homenageado, o professor Gláucio Lima Siqueira está há 21 anos na PUC-Rio. Mineiro de Belo Horizonte, chegou à universidade depois de se tornar Ph.D em engenharia elétrica pela Universidade de Londres, Inglaterra. O prêmio, para Siqueira, foi um “orgulho”:

– Esse prêmio veio para contemplar meu trabalho. Estou muito satisfeito, pois é um orgulho. Agora, é continuar o trabalho até a aposentadoria – concluiu o professor bem humorado pela conquista.