Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 26 de abril de 2024


Cultura

“Oscar Wilde me disse” homenageia arte do teatro

Gabriela Ferreira - Do Portal

25/02/2008

Depois de três anos em cartaz em Curitiba, a peça “Oscar Wilde me disse” está no Rio. Do diretor Ruiz Bellenda, o espetáculo conta a história de um casal recém separado que tem apenas duas horas para ensaiar uma peça teatral chamada “Dizendo Oscar Wilde”, antes da chegada do diretor. Enquanto ensaiam, os personagens Adriana e Cadu, que passam por um difícil processo de separação, descobrem que realmente se amam. É uma homenagem ao ato de fazer teatro, ao amor, à vida, e ao escritor inglês. O diretor conta que a idéia de fazer o espetáculo surgiu de um livro que continha as obras completas de Wilde.

- Fiquei completamente envolvido e comecei a imaginar como seria possível realizar um trabalho que unisse vários momentos de Oscar Wilde. Tive a idéia de partir da situação de dois atores ensaiando a peça e fui em frente, desenvolvendo o roteiro, traduzindo os textos e montando a colagem – explicou.

Para pôr em prática o projeto, Bellenda convidou a atriz Adriana Birolli, que conheceu dando aulas de teatro em Curitiba, sua terra natal. O ator Cadu Scheffer, que era jurado em uma mostra de fim de ano em uma escola de teatro quando conheceu o diretor, foi convidado para substituir o ator que contracenava com Adriana na peça, que, por motivos pessoais, teve que sair.

- “Oscar Wilde me disse” marca a estréia dos dois nos palcos cariocas. Adriana é realmente meu trunfo nesta peça. Ela é uma profissional desde os 16 anos. Curitiba ficou pequena para ela. E gosto do Cadu pelo seu carisma, seu humor e sua presença – disse o diretor.

Segundo Bellenda, o resultado do espetáculo foi gratificante, embora achar o tom certo da interpretação ainda seja uma tarefa árdua, devido a comédias de Wilde serem complexas e tecnicamente difíceis.

- Os atores são jovens e não possuem a vivência e mesmo atores mais experientes sofrem para atingir o tom exato. Mas estimo que depois de muito trabalho tenhamos conseguido atingir parte de nossos objetivos – comentou. - Acho que Adriana Birolli é uma atriz brilhante, muito fácil de trabalhar, um sonho de qualquer diretor. Cadu me dá mais trabalho, é mais "verde", mas tem muita dedicação e é obstinado em melhorar.

Depois da temporada de “Oscar Wilde me disse” na Gávea, até esta sexta-feira, Bellenda pretende levar o espetáculo para a Casa de Cultura Laura Alvim. Além disso, ele pretende trazer a peça “Manual Prático da Mulher Desesperada”, de Dorothy Parker, para o Teatro Cândido Mendes, no segundo semestre. O espetáculo está em cartaz no teatro Maria Clara Machado, que fica no Planetário da Gávea, na Rua Leonel Franca, 240. Os ingressos custam R$ 20,00 e podem ser reservados pelo telefone 22747722, de terça a domingo, a partir das 16h.