Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 2 de maio de 2024


Campus

Publicitários destacam criatividade dos estudantes

Caio Lima - Do Portal

21/10/2010

Na relação entre um profissional formado e um estudante da mesma área, o aprendiz pode ser o veterano. Essa é a visão da publicitária Renata Vasquez Belém, representante da Divisão de Lojas e Franquias da Cosan Combustíveis e Lubrificantes. Convidada para avaliar os trabalhos dos alunos de Laboratório de Publicidade, Renata comprovou a sua tese:

– Em alguns trabalhos, os alunos nos surpreendem com ideias que talvez nunca passassem na cabeça da maioria dos profissionais. É para se admirar.

Em cumprimento à exigência da disciplina Laboratório de Publicidade, ministrada pelos professores Bárbara Castello Branco e Marcos Barbato, os alunos desenvolvem e apresentam campanhas para determinada marca ou empresa. Neste semestre, têm o desafio de preparar campanha de lançamento de um sanduíche para as lojas de conveniência dos postos Esso, que fazem parte da Cosan. O publicitário Carlos Canedo, representante também daquela empresa, também avaliou as propostas e considerou positivo o desempenho dos grupos:

– Essa é uma oportunidade de mostrar que são capazes. Percebi uma grande preocupação com a qualidade do produto, o que é muito importante. Acho que isso ocorreu porque os estudantes são próprios consumidores.

Os publicitários ressaltaram a importância desse tipo de iniciativa para a formação profissional. Pois, observa Canedo, os estudantes interagem com as empresas. Já Renata destacou que a tarefa acadêmica é um “teste com opiniões verdadeiras”, e assim torna o aprendizado mais próximo do mercado. 

– Eles [ouvem visões críticas de profissionais. Produzem não propriamente para receberem uma nota, mas para terem uma análise crítica de mercado – disse ela.

Para o aluno Gabriel Pastori, o Laboratório aguça a vontade de entrar no mercado de trabalho. “Pelo fato de ser uma empresa externa, que está buscando ideias de estudantes, você acaba dando mais valor na hora de produzir o conteúdo”, argumenta. Isabela Lima Nascimento, também aluna da disciplina, sentiu-se "mais aliviada" após interagir com os profissionais:

– É muita responsabilidade. Existe uma tensão, mas após o contato com empresas externas você vê como não é nada tão assustador como parece.