Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 2 de maio de 2024


Campus

Alunos de cinema exibem suas produções

Evandro Lima Rodrigues e Carina Bacelar - Do Portal

22/09/2010

Problemas familiares, profissionais e emocionais. Este é o fio condutor das produções feitas pelos alunos da disciplina Projeto de Filme II, que serão exibidas amanhã, no auditório do RDC, das 9h às 13h. A mostra apresentará cinco filmes de ficção, produzidos por alunos do 7º período, sob a orientação do cineasta e professor Marcelo Taranto.

Taranto destaca a maturidade das produções, "reflexo do esforço de todos os professores das disciplinas de cinema ao longo dos períodos". Como cineasta, ele considera estimulante trabalhar com a formação acadêmica dos futuros cineastas.

O professor observa, a cada semestre, uma evolução no desenvolvimento dos projetos. Uma das razões desse amadurecimento é, segundo ele, "a prática da pré-visualização dos curtas estimulada pela disciplina":

– O cinema não funciona sem organização de produção – ressalta.

A produção é dividida em etapas. Após a apresentação das ideias iniciais, discute-se em sala a afinidade dos alunos com temas abordados. Em seguida, a turma escolhe o assunto que será abordado nos filmes. Em cada grupo, responsável por um filme, as funções (produtor, fotógrafo, diretor) também são definidas. Neste ano, o professor exigiu ainda a inclusão de um diretor de elenco.

Outra novidade é a participação exclusiva de atores profissionais. A atriz Deborah Secco, por exemplo, atuou no filme “Assim como ela”, da aluna Flora Diegues, filha do cineasta Cacá Diegues. O curta aborda a crise emocional de uma atriz. Para Taranto, iniciativas como esta mostram que o exercício de interpretação em produção universitária é gratificante também para atores profissionais, pois o mercado de cinema nacional é restrito.

Programação:

Body Art, de Vitor Granado e Robson Dias - A personagem Ana busca resolver um problema que se coloca entre seu relacionamento e profissão;

Assim como ela, de Flora Diegues - Sobre a crise emocional de uma atriz;

Subitamente V, de Ana Carolina Lopes - Acompanha os dias de uma universitária antes da faculdade;

Carapebus, Fabian Cantieri - Sobre o fim de um relacionamento;

Veneno Carmin, de Virgínia Primo - Sobre a visita de uma neta à casa da recém-falecida avó.