Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 2 de maio de 2024


Campus

A saúde do coração em debate na PUC-Rio

Evandro Lima Rodrigues - Do Portal

20/09/2010

“O coração fala ao coração”. O tema da 17ª viagem internacional do papa Bento XVI, a segunda para o Reino Unido, encerrada ontem, ganhará a PUC-Rio. As reflexões propostas por Bento XVI serão substituídas, no entanto, por um debate científico, voltado aos cuidados essenciais à saúde do órgão cercado de simbolismo. O Centro de Ciências Biológicas e de Medicina da PUC-Rio reunirá nesta terça, das 11h às 13h, na sala 102-K, três especialistas da Escola Médica de Pós-Graduação (EMPG) – o cardiologista Robertio Bassan, o cirurgião cardíaco Henrique Murad e o endocrinologista Walmir Coutinho – e a professora Maria Aparecida Mamede, do Departamento de Educação. Eles apontarão caminhos para tornar o coração mais saudável.

Em homenagem ao Dia Mundial do Coração (26 de setembro), o encontro integra o Programa de Promoção da Saúde, que organizará uma campanha preventiva contra doenças coronarianas. Serão discutidos temas como sedentarismo, fatores de risco cardiovascular e atitudes para melhorar a qualidade de vida. O endocrinologista Wamir Coutinho pretende vai esclarecer a relação entre distúrbios metabólicos e hormonais e os problemas cardiovasculares.  

– Falarei de obesidade, colesterol, diabetes e transtornos psicológicos que afetam o coração – adianta.

Já Maria Aparecida Mamede debaterá a importância da saúde aliada à educação. Segundo a professora "muito pode ser feito se a escola não for entendida apenas em sua concepção formal. Ela propõe "estratégias educacionais que ultrapassem as paredes da instituição":

– Vejo a educação muito articulada com os processos comunicacionais.

Como parte do Programa de Promoção da Saúde, o encontro será o segundo de um total de quatro. O primeiro, no mês passado, abordou assuntos relacionais à saúde do jovem, como dependência digital, acidentes no trânsito e a qualidade do sono.

O médico Jorge Biolchini, coordenador do projeto e professor titular da área de homeopatia da Escola Média de Pós-Graduação da PUC-Rio, destaca a importância da iniciativa para melhoria na saúde da comunidade universitária. Segundo ele, a diversidade dos temas contempla diversos grupos:

– Predende-se desenvolver uma cultura, pessoal e coletiva, promotora do bem-estar integral, nos planos físico, psíquico, social e ambiental.

Reforçar esses pilares a partir da extensão do projeto é também intenção do Centro Médico. Motivado pela missão da PUC-Rio como pólo gerador e disseminador de conhecimento, pretende-se levar os benefícios do programa para as populações vizinhas. Segundo Bilchini, a Rocinha seria a primeira beneficiada.