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Rio de Janeiro, 5 de maio de 2024


País

Integração com a internet favorece receita da TV

Gabriel Picanço - Do Portal

03/09/2010

A publicidade na televisão mostra-se imine à concorrência da internet. A participação da TV aberta no mercado publicitário chegou a 65% no fim do primeiro semestre deste ano, contra 10,5% dos jornais, 7,8% das revistas, 4,6% da internet e 4% do rádio. Para Cláudio Paim, diretor comercial da Rede Globo, a hegemonia confirmada pelos números Projeto Inter-Meio deve-se, em parte, à transformação da web em aliada. Na palestra “Qualidade, a gente vê por aqui", terça-feira passada, na PUC-Rio, Paim explicou que, diferentemente de outras mídias, a televisão sofre menos com o avanço da internet porque aproveita a plataforma digital para aumentar o seu alcance:

- O crescimento da internet não prejudicou a participação da TV no mercado publicitário. A internet foi usada para aumentar a interatividade com os programas de TV e o interesse do público. Mesmo na web, o público continua consumindo televisão.

Além do aproveitamento "inteligente" da plaforma digital, a qualidade dos programas mostra-se importante para fisgar a audiência e assim atrair os anunciantes, disse Paim ao público formado basicamente por estudantes.  Ele observou que a confiança das empresas no “padrão Globo de qualidade” revela-se um trunfo competitivo para manter a liderança da televisão no bolo publicitário.

- A agência faz o melhor conteúdo em 30 segundos e o veículo faz a melhor programação para reter os anunciantes - sintetizou o palestrante - O "padrão Globo" sustenta-se em quatro atributos: credibilidade, profissionalismo,  transparência  e relacionamento com os clientes.  Essa relação entre cliente e veículo tem de ser do tipo ganha-ganha, como num jogo de frescobol: o objetivo é manter a bola sempre no ar - comparou. 

No ano passado, o setor de televisão arrecadou quase R$ 10,5 bilhões. Desse montante, a Globo ficou com 73,5% (R$ 7 bilhões).  A Record veio em segundo, na audiência e no faturamento, com 10% do mercado de publicidade.

A palestra fez parte do circuito para promover o 2° Concurso Cultural Universitário da Associação Brasileira de Propaganda (ABP). Mais informações sobre o concurso são encontradas na página eletrônica www.abp.com.br.