Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 2 de maio de 2024


Campus

PUC será "mundo" de Ulrich por um dia

Carina Bacelar - Do Portal

31/08/2010

O Rio fará um triplo passeio pelo mundo do alemão Hans Ulrich Gumbert. O professor da Univeridade de Stanford participará das duas mesas redondas do seminário internacional As Belas Formas da Melancolia: Historiografia, Materialidade, Latência e Presença na Obra de Hans Ulrich Gumbrecht, organizado pelo Departamento de História da PUC-Rio em parceria com a Casa de Rui Barbosa e com a UFPO. Na quarta-feira, 1º de setembro, as discussões serão desenvolvidas na PUC, das 10h às 17h. Também na quarta, às 17h30, a universidade acolherá lançamento do novo livro de Ulrich Gumbert, “Produção de Presença” (Editoras PUC-Rio e Contraponto). Na quinta-feira, o seminário seguirá na Casa de Rui Barbosa. Felipe Gomberg, diretor da Editora PUC, ressalta a importância do diálogo entre o autor e os leitores:

– Queríamos aproveitar, no lançamento, a presença do público interessado na obra de Ulrich Gumbert. Será algo bem simples, com uma sessão de autógrafos na [livraria] Carga Nobre. A ideia é promover o encontro entre os leitores e o autor.

O passeio pela obra do alemão inicia-se amanhã, com duas mesas redondas no auditório B8 da PUC-Rio (8º andar da Ala Frings). Na primeira conferência, “Latência pós 1945”, às 10h, o autor adiantará alguns retratos do livro homônimo, em processo de produção. A publicação também será discutida na segunda mesa redonda, às 14 h, pelos professores da PUC-Rio Marcelo Jasmin, Luiz Costa Lima, Elena O’Neal, Ricardo Benzaquen de Araújo e Otávio Leonidio.

Na Casa de Rui Barbosa, a programação de quinta-feira começará às 9 h, com a palestra de Gumbert sobre “As belas formas de melancolia”. A mesa-redonda “Melancolia e forma”, marcada para as 9h40, reunirá os professores Luiz Costa de Lima, da PUC-Rio; Valdei Lopes de Araújo, da UFPO; e Katron Rosenfield, da UFRS. Às 11h, participarão dos debates sobre "História e Literatura" os professores Sérgio Alcides, da UFMG e ex-aluno da PUC-Rio; Eduardo Sterzi, da FAAP/FAPESP; Oliver Lubrich, da Universidade de Berlim; e Gustavo Naves Franco, da UFOP. "A materialidade como questão" será discutida às 15h por Pedro Dolabela Chagas, da UFVC, Jost Welge, da Universidade Livre de Berlim, e Myriam Ávila, da UFMG. A última mesa do dia, às 17h, "Produção de Presença", reunirá os professores Manoel Silvestre Friques, do SENAI/Cetiqt, Milton Machado, da UFRJ, e Luciana Barroso Gattass, da PUC-Rio.

A professora do Departamento de História Maria Elisa Noronha destaca a parceiria intelectual e acadêmica entre o professor da Universidade de Standford e a PUC-Rio:

– O professor Hans Ulrich já vem ao Brasil há 10 anos. Ano passado, os departamentos de História e Letras organizaram um seminário no qual ele falou da obra que ainda iria escrever, "Latência pós 1945". O resultado foi muito profícuo e interessante. Esse ano, ao aceitar nosso convite e da Casa de Rui Barbosa, ele trouxe três já finalizados capítulos do novo livro – adianta Maria Elisa.

A professora acredita que parte da "riqueza da iniciativa" remete ao caráter interdisciplinar:

– Assim reforça-se a interdisciplinariedade entre os departamentos de História, Literatura e até de Filosofia. O foco das palestras do primeiro dia será em história e filosofia. Nas palestras da Casa de Rui Barbosa, serão discutidos outros conceitos que permeiam a obra de Gombert. A literatura é a área de origem do autor, mas sua obra possui uma reflexão filosófica profunda – avalia.