Foi lançada ontem (24/08), em um dos auditórios do Departamento de Direito da PUC-Rio, a coleção de livros "Invenções democráticas". A série foi inaugurada com o lançamento das obras: Espinosa e a psicologia social: Ensaios de ontologia política e antropogênes, do professor da Université d’Amiens Laurent Bove, e Invenções democráticas: A dimensão social da saúde, organizado por Marcelo Ramos Justo.
O encontro contou com a presença do autor francês, que é membro do comitê de redação da revista Multitudes e debateu, na ocasião, a importância de Espinosa para a teoria política contemporânea. A palestra foi apresentada toda em francês com uma tradução “consecutiva” – como assim chamou o professor e organizador do evento Francisco Guimarães – de dois alunos do Departamento de Direito. À medida que Bove falava, os estudantes anotavam o que ele dizia para, em seguida, traduzir ao público presente.
– Laurent Bove é referência na França e no mundo quando o assunto é política. Ele faz uma alusão histórica necessária ao pensamento político contemporâneo, sobretudo na obra em que trata do Espinosa – afirmou o professor Guimarães.
De acordo com a aluna de pós-graduação em direito da PUC-Rio Mariana Marques, a presença do professor Bove foi um privilégio oferecido aos alunos do departamento.
– As aulas no curso de pós-graduação têm foco em direito constitucional, teoria do Estado e teoria política. Para entendermos como o direito se relaciona com o pensamento político, temos muito contato com textos do próprio Laurent Bove – disse Mariana.
Como a obra do autor tem uma forte influência de Espinosa, a estudante explica ser uma fonte de pesquisa excelente para assuntos relacionados ao direito e à política. Segundo ela, alunos coordenados pelos professores Francisco Guimarães e Mauricio Rocha, por exemplo, ambos do Departamento de Direito, costumam se reunir para discutir as obras do filósofo.
– Espinosa tem uma relevância muito grande, pois se relaciona fortemente com o pensamento político contemporâneo – afirmou.
Ensaios de ontologia política e antropogênese traz conferências e aulas que foram realizadas no Brasil por Laurent Bove. Ao lado de outros escritos que também refletem sobre a relação entre afetos e poder, Bove parte da ideia de que “o desejo de não ser dominado e a alegria de constituir um mundo comum de modo igualitário fundamentam a dimensão democrática de toda e qualquer formação social”.