Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 27 de julho de 2024


Campus

Celebrada missa para professora da PUC

Thaís Chaves - Do Portal

13/08/2010

A missa de sétimo dia de Claudia Maria de Castro foi marcada pela tristeza da família, de amigos e da comunidade PUC pelo falecimento prematuro da professora do Departamento de Filosofia da universidade. Celebrada ontem (12/08) pelo padre Jorjão, na Igreja Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, a missa estava repleta. Claudia Maria de Castro foi professora da PUC-Rio desde 1992 e especialista no pensador alemão Walter Benjamin. Após lutar contra o câncer por oito meses, a professora faleceu no dia 4 de agosto. Em 2 de setembro, completaria 46 anos.

– A Claudia foi uma pessoa fantástica, nessa hora não temos o que pensar – afirmou o irmão da professora, Claudio de Castro.

De acordo com a professora do Departamento de Comunicação Social Carla Rodrigues, Claudia de Castro viveu para ensinar. A professora, segundo Carla, tinha um talento em despertar o interesse dos alunos.

–O maior legado de Claudia são os alunos formados por ela – destacou.

Para a ex-aluna Luíza Pizarro, a professora transformava os universitários. Segundo Luíza, Claudia de Castro transmitia ética e transformava os alunos, por fazê-los acreditar neles mesmos. 

– Ela foi sem dúvida a professora mais fantástica que já tive. Claudia tinha não só consistência teórica, ela era uma pessoa doce, amiga, apaixonante. Os olhos dela brilhavam quando ensinava. Foi uma vida interrompida – afirmou.

O amigo de infância Marco Aurélio Portella contou que a professora era muito alegre, viva, e se destacava na escola. Eles estudaram na mesma turma do colégio Sion, em Laranjeiras.  

– Parece que foi ontem que estávamos no colégio. Com o tempo, perdi o contato. Se soubesse que ela era professora da PUC iria visitá-la. É uma perda para a faculdade.

De acordo com a vizinha do pai de Claudia de Castro, Marta Oliveira, a professora era uma pessoa muito inteligente e dominava a arte de ensinar.

Claudia Maria de Castro fez graduação em direito pela PUC-Rio e concluiu o curso em 1987. Especializou-se em filosofia no mestrado (1993) e no doutorado (2000), ambos na PUC. Seus trabalhos sobre Walter Benjamin são reconhecidos e respeitados.

A professora ministrava disciplinas na graduação e o Curso de Especialização em Arte e Filosofia. Tinha experiência na área de história da filosofia e filosofia contemporânea, com ênfase em estética e filosofia da cultura.

Publicou capítulos em livros e artigos em periódicos especializados, trabalhos em congressos e textos em jornais e revistas. Dentre eles, o texto "Aos alunos, com carinho", publicado no jornal Plástico Bolha (número 16), que ressalta o quanto ela gostava de ensinar e o desafio do professor em despertar o questionamento crítico nos alunos.