Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 31 de agosto de 2024


Campus

Engarrafamento acende alerta para Mostra PUC

Evandro Lima Rodrigues - Do Portal

10/08/2010

Mauro Pimentel

O engarrafamento no acesso à universidade, na manhã desta terça-feira, acendeu o sinal de alerta para a Mostra PUC, que receberá 100 mil visitantes ao longo de quatro dias. O congestionamento foi causado pela circulação de carros bem superior às 812 vagas do estacionamento rotativo. Para a próxima semana, projeta-se um volume ainda maior: 3 mil veículos vão circular durante a Mostra, de terça a sexta-feira. Assim, o chefe de parqueamento da PUC-Rio, José Maria de Oliveira Pereira, orienta que alunos e visitantes deixem o carro em casa neste período.

– Como o fluxo de veículos aumentará muito e a quantidade de vagas é limitada, estamos fazendo uma campanha para que os frequentadores do campus não venham de carro, utilizem outras opções de transporte durante a Mostra PUC, entre os dias 16 e 20 de agosto – recomenda.

Estudantes e profissionais da universidade foram surpreendidos nesta terça-feira por um engarrafamento que se estendia do portão principal da universidade até parte da Rua Mário Ribeiro, nas imediações ao acesso ao Túnel Zuzu Angel. Motoristas demoravam 15 minutos para avançar 300 metros.

 Mauro Pimentel A procissão metálica indicou a diferença entre a demanda de veículos e o espaço disponível. Nesta manhã, a PUC-Rio recebeu um número maior de automóveis, por conta da série de eventos que movimentaram o campus, como o V Seminário Internacional Obitel (Observatório Ibero-Americano da Ficção Televisiva).

O estacionamento rotativo perdeu, em 2010, uma área equivalente 14 vagas. Foi cedida a um estudo da Prefeitura para a implantação do metrô; ao gerador que ficava atrás do ginásio; e à reforma do Bandejão. Projetos de ampliação do estacionamento estão em estudo. Mas, na próxima semana, o espaço ficará temporariamente menor, pois outros trechos serão ocupados por instalações da Mostra PUC.

– Por isso, estamos sugerindo que, no período da mostra, se venha de ônibus, táxi ou a pé – reforça Pereira.

Embora agentes da CET-Rio tenham ajudado os profissionais do estacionamento na orientação dos motoristas no engarrafamento, não está previsto, por enquanto, um esquema especial de trânsito para os dias da Mostra PUC.