Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 31 de agosto de 2024


Campus

Ciclo sobre promoção da saúde começa em agosto

Fernanda Miranda - Do Portal

05/08/2010

O Centro de Ciências Biológicas e Medicina (CCBM) da PUC-Rio dará início neste mês de agosto ao ciclo de palestras de Promoção da Saúde na universidade. O primeiro encontro será realizado no dia 12 de agosto, sexta-feira, de 11h às 13h, na sala K-102. Os temas debatidos serão "Acidentes no trânsito, riscos e conseqüências, pessoais e familiares", "Falta de sono e efeitos sobre a saúde" e "Dependência digital, pressão social das tecnologias de comunicação", todos ligados ao Dia Internacional da Juventude. Estão confirmadas as presenças dos palestrantes professores da PUC-Rio: Eduardo Costa Barros, especialista em psiquiatria; professor Mauro Meirelles Pena, especialista em medicina física e reabilitação e Dirceu Bellizzi Costa, especialista em ortopedia e traumatologia.

Uma iniciativa do CCBM, o Programa de Promoção da Saúde busca desenvolver e implantar um grupo integrado de ações voltadas para a promoção da saúde da comunidade PUC – professores, alunos e funcionários – assim como da população da Rocinha.

A criação do projeto no âmbito da PUC originou-se da proposta da Escola Médica de Pós-Graduação (EMPG) de construir o ambulatório multiespecializado São Marcelo, localizado no alto da Gávea, com finalidade de atender os moradores da Rocinha. A partir daí, em maio de 2009, foi formado um grupo de pesquisa e desenvolvimento a fim de construir um projeto que permitisse aos professores, alunos e profissionais técnicos da EMPG ampliar o alcance de suas iniciativas em saúde, através do empreendimento de atividades voltadas à realização de promoção da saúde dessa população circunvizinha à universidade. A partir de fevereiro de 2010, por sugestão do decano do CCBM, o projeto foi redirecionado para a promoção da saúde da própria comunidade PUC-Rio.

Buscando ampliar e complementar os efeitos das ações, o programa prevê a participação de outros departamentos da universidade que podem contribuir com os conhecimentos específicos de suas áreas. Com diferentes linhas de ação, irá promover palestras sobre temas de saúde, distribuição de materiais impressos, informativos e educativos, e a realização de procedimentos de rastreamento para detecção precoce de problemas de saúde, com devido encaminhamento quando necessário.

Veja abaixo a programação do ciclo de palestras para o segundo semestre de 2010:

12/08 - Dia Internacional da Juventude.
Mesa-Redonda: dia 12/08, de 11h às 13h.
Temática: Acidentes no trânsito; Riscos e conseqüências, pessoais e familiares; Aspectos legais. Falta de sono e efeitos sobre a saúde. Dependência digital; pressão social das tecnologias de comunicação.
Prof. Eduardo Costa Barros (Psiquiatria)
Prof. Mauro Meirelles Pena (Medicina física e reabilitação) 
Prof. Dirceu Bellizzi Costa (Ortopedia e Traumatologia)
Departamento de Psicologia – nome a confirmar
Departamento de Direito – nome a confirmar

26/09 - Dia Mundial do Coração
Mesa-Redonda: dia 26/09 de 11h às 13h.
Temática: Sedentarismo; Fatores de risco cardiovascular; Prevenção dos riscos; Doença crônica: atitudes e aprendizagem; Qualidade de vida; Rótulos dos alimentos; Alimentação: conscientização, mudanças, educação.
Prof. Roberto Bassan (Cardiologia)
Prof. Luiz César Póvoa (Endocrinologia)
Prof. Sérgio Augusto Pereira Novis (Neurologia)
Prof. Antonio Luiz de Medina (Cirurgia Endovascular e Vascular)
Departamento de Educação – nome a confirmar

10/10 - Dia Mundial da Saúde Mental
Mesa-Redonda: dia 14/10, de 11h às 13h.
Temática: Ansiedade; Pânico; Fobias; Angústia; Depressão; Estresse urbano; Estresse social; Mente-Corpo: unidade e harmonia; Espiritualidade e saúde.
Prof. Eduardo Costa Barros (Psiquiatria)
Prof. Jorge Calmon de Almeida Biolchini (Homeopatia)
Departamento de Psicologia – nome a confirmar
Departamento de Teologia – nome a confirmar

14/11 - Dia Mundial do Diabético
Mesa-Redonda: dia 16/11, de 11h às 13h.
Temática: Crescimento mundial da diabete: Fatores de risco, Prevenção dos riscos; Doença crônica: atitudes e aprendizagem; Qualidade de vida; Recursos e métodos de educação em saúde; Hábitos de consumo e cultura dietética.
Prof. Luiz César Póvoa (Endocrinologia)
Departamento de Educação – nome a confirmar
Departamento de Sociologia – nome a confirmar
Departamento de Psicologia – nome a confirmar