Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 27 de julho de 2024


Campus

Paulo Fernando de Andrade assume o decanato do CTCH

Lucas Soares - Do Portal

29/06/2010

Mauro Pimentel

“Discutir ideias para criar novas pessoas”. Assim o reitor da PUC-Rio, padre Jesús Hortal, S.J, resumiu a proposta do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) ao nomear seu novo decano, o professor e teólogo Paulo Fernando Carneiro de Andrade. Foi o último ato solene de padre Hortal como dirigente da PUC-Rio. A cerimônia marcou também a despedida da professora Maria Clara Lucchetti Bingemer, que esteve à frente do decanato desde 2004.

No discurso de posse, Andrade avaliou de forma positiva a "caminhada que a PUC trilhou nos últimos anos". Ele destacou o crescimento do número de alunos na pós-graduação e a oferta de mestrado e doutorado em todos os departamentos ligados ao CTCH. O novo decano prometeu reforçar a qualidade dos cursos oferecidos, "revisando a estrutura dos departamentos de modo a promover uma maior interdisciplinaridade".

Andrade lembrou ainda da relevância acadêmica do Departamento de Teologia, responsável pela identidade católica da PUC. O professor pontuou os próximos desafios no cargo:

 Mauro Pimentel – O CTCH passa por uma renovação no quadro de professores. Nosso maior desafio é atrair novos docentes que continuem lecionando com a mesma qualidade. Além disso, vamos oferecer cursos renovados, que atraiam novos alunos – afirmou.

Já Maria Clara Bingemer, no discurso de despedida, fez questão de “prestar contas, agradecer e se colocar à disposição do seu sucessor”. A professora lembrou o desafio de mediar o diálogo entre seis departamentos - Teologia, Filosofia, Psicologia, Educação, Artes e Design e Letras – "tão semelhantes e ao mesmo tempo tão distintos". Ela elogiou ainda a posição da PUC-Rio na valorização do estudo das ciências do homem:

– Parece-me algo de extrema importância perceber que as Ciências Humanas são respeitadas dentro da nossa universidade.

A professora destacou o trabalho realizado pelo decanato nos últimos seis anos, como o apoio à interdisciplinaridade e a instalação da Cátedra Unesco de Literatura, e reforçou que "todas as conquistas se concretizaram pelo diálogo e pela união dos departamentos". Maria Clara agradeceu ainda ao reitor "pela confiança dedicada ao longo desse tempo e pela disponibilidade oferecida, sempre que possível, sem medir esforços".

– Nas mãos do reitor estiveram tarefas e escolhas difíceis, mas sua retidão o fez um ser equilibrado, que inspira confiança a todos – elogiou.

Padre Jesús ressaltou "o diálogo entre razão e fé que norteia as atividades do CTCH". Para o reitor, o Centro concentra as atuais e próximas elites intelectuais que “discutem ideias não para criar técnicas, mas para criar novas pessoas”. O Departamento de Educação também foi lembrado pelo reitor como "importante ponto de referência para todas as licenciaturas que a universidade oferece".

O reitor destacou, por fim, o papel do novo decano, lembrando que, assim como o seu primeiro ato – nomeação do professor Andrade a vice-reitor –, seu último gesto antes de deixar a reitoria representa uma nova fase ao Centro de Teologia e Ciências Humanas.

Referência na Teologia

Doutor pela Pontifícia Universidade Católica Gregoriana de Roma, Paulo Fernando Carneiro de Andrade leciona disciplinas de graduação e pós-graduação no curso de Teologia da PUC-Rio há mais de 25 anos. Tem pesquisas na área, com ênfase em teologia sistemática e moral social, e atua principalmente em temas como teologia da libertação, fé e política, doutrina social da Igreja e ética social cristã.

Andrade já exerceu a função de vice-reitor acadêmico, entre 1995 e 1999. Atualmente, era vice-decano do CTCH e coordenador setorial de pós-graduação e pesquisa. Foi presidente da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (SOTER) e vice-presidente do International Network of Societies for Cattholic Theology (INSeCT).