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Rio de Janeiro, 2 de maio de 2024


Campus

Consumidor valoriza mais a imagem corporativa

Lucas Soares - Do Portal

15/06/2010

Mauro Pimentel

Um consumidor preocupado com as questões sociais e ambientais, que não tolera agressão ao meio ambiente, descriminação e exploração do trabalhador. É para esse público que as empresas de hoje precisam produzir. O consumidor que antes exigia apenas um produto ou serviço de qualidade não se contenta mais com isso. A cobrança pela boa imagem corporativa é crescente e, segundo Roberto de Castro Neves, ex-vice-presidente da IBM e consultor empresarial, torna-se uma demanda compartilhada por toda a empresa e gerenciada por um sistema de comunicação integrada.

– As pessoas esperam que as empresas façam mais do que ter apenas bons produtos e serviços. A imagem empresarial hoje é também fator de vantagem competitiva – afirmou Castro Neves, em palestra na PUC-Rio nesta  segunda-feira.

De acordo com o consultor, pesquisa da Opinion Research Corporation aponta que aproximadamente 90% dos consumidores brasileiros não comprariam produtos de empresas cuja imagem está relacionada com problemas no mercado ou problemas financeiros. Castro Neves alertou que crises com a opinião pública podem ser devastadoras, pois “reputação é um bem inalienável”.

Ele explicou que a imagem das instituições estão à prova constantemente e não raramente grandes empresas são alvos de preconceito. Como no boato disseminado no fim da década de 70 entre os americanos de que a rede de lanchonetes Mc Donald’s usava minhocas nos hambúrgueres.

– As campanhas publicitárias não deram conta de resolver a especulação. A história só foi desmistificada depois que um jornalista publicou que o quilo da carne de minhoca era cinco vezes mais caro que o quilo da carne bovina. Portanto, não era vantagem para a lanchonete produzir hambúrgueres de minhoca – lembrou.

O cuidado com a imagem corpoartiva exige, segundo Castro Neves, "um colegiado que se preocupe com todas as questões relacionadas à comunicação". Relações Públicas, marketing e vendas, publicidade, recursos humanos, todos estes setores devem estar coordenados, de modo a evitar mensagens conflitantes e "obter um maior nível de sinergia na empresa".

Outro fator importante para a imagem é a "comunicação simbólica", observada, por exemplo, em banheiros,  uniformes, arquitetura do prédio. “Tudo isso também deve manter uma sincronia, porque através desses detalhes a empresa também está comunicando”, explicou o especialista.